Diretoria da Faculdade de Direito toma posse na tarde desta sexta-feira (16), no auditório da FD

O atual diretor da Faculdade de Direito (FD), doutor Sebastião Marcelice Gomes, foi reconduzido ao cargo nas eleições ocorridas em março deste ano. Ele estará à frente da Unidade até 2018. Juntamente com ele, assume o novo vice-diretor da FD, doutor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho. Eles tomam posse em seus cargos nesta sexta-feira (16/05), às 16 horas, no auditório da Faculdade de Direito.

Eleitos para o mandato 2014 – 2018, os diretores assumem o comando da FD com o compromisso de consolidar a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas como a principal referência do ensino das ciências jurídicas no Estado.

O diretor reeleito destacou que, ao longo da história da Faculdade de Direito, a FD, apelidada carinhosamente como “Velha Jaqueira”, jamais se afastou do compromisso de formar profissionais capacitados para atuar nas mais variadas áreas do Direito. “O curso de Direito está na origem da Universidade Federal do Amazonas. Mesmo nos períodos sombrios da história econômica e política do Estado, as nossas salas de aula jamais deixaram de produzir conhecimento, de fomentar a discussão política e de lutar pela Democracia, com vistas a formar profissionais éticos e competentes”, comemorou o professor.

E o resultado não poderia ser outro: nossos egressos são motivo de orgulho para todos nós. Pelas nossas salas de aula já passaram Governadores, Ministros, senadores, desembargadores, juízes, procuradores e defensores, todos com atuação destacada em todo o Brasil. Diante disso, nossa missão é consolidar essa trajetória, fazer com que a nossa ‘Velha Jaqueira’ seja sempre reconhecida como uma Unidade Acadêmica que ministra ensino jurídico de qualidade e na qual a busca de novos conhecimentos do processo crítico de entender o Direito esteja sempre associado à Ética e à necessidade de formar profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida da população” afirmou o diretor.

O vice-diretor destacou algumas metas a serem alcançadas nos próximos quatro anos de gestão. “Investiremos na capacitação do corpo docente por meio de programas de pós-graduação stricto sensu; trabalharemos para garantir um acervo bibliográfico em consonância com as referências indicadas nas disciplinas que compõem a grade curricular do Projeto Pedagógico e para que seja disponibilizado um laboratório de informática para possibilitar aos discentes o acesso aos recursos digitais. Também está entre nossas prioridades consolidar e ampliar a Pesquisa e da Extensão no âmbito da FD e a implantação do Grupo Gestor para o desenvolvimento das atividades da Associação Ampla de Pós-graduação e Pesquisa em Direito dos Conhecimentos”, adiantou o vice-diretor eleito.

Perfil dos diretores

Professor-assistente de Direito Ambiental e Administrativo da Universidade desde 1992, o doutor Sebastião Marcelice Gomes é mestre em Direito Ambiental pela UEA e doutor em Biotecnologia pela Ufam. Já exerceu os cargos de Chefe de Departamento de Direito Aplicado da FD e o de coordenador da graduação. É também Advogado da União aposentado.

O doutor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui mestrado em Direito Público  pela Universidade Federal de SC e também pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC SP). Além da docência, atua como Procurador do Estado do Amazonas. É também autor de diversas publicações nas áreas de Direito Constitucional e Tributário.