Calouros são recepcionados com um dia repleto de atividades e informações sobre a Ufam

“Somos privilegiados porque temos esta recepção com uma ótima estrutura e muitas atividades e informações”, avaliou o ingressante do curso de Música Jonas Fonseca. Na verdade, ele já havia estudado dois períodos de outro curso na Ufam em 2012, mas diz ter uma ligação muito forte com a música desde a infância. “Toco bateria, sei o básico de teclado e de violão. Pretendo aprofundar meu aprendizado no curso superior e participar de atividades de extensão; depois, pensar no mestrado e no doutorado”, explicou Jonas.

E por falar em música, as principais atividades do turno matutino foram musicais. O Coro Universitário abriu as apresentações com um repertório de trilhas sonoras de cinema, mas eles também executam música erudita e Música Popular Brasileira (MPB). “O Coro é uma atividade extensionista que existe desde a década de 1970, ficou sem atividades por quatro anos e, há um ano e meio, reativamos o projeto”, contou o coordenador, professor Bruno Nascimento. Dentre os 30 integrantes do grupo, há alunos e professores de diversos cursos, além da comunidade externa. As próximas audições devem ocorrer na segunda quinzena de julho.

A Banda da Ufam foi a segunda a ser exibida, com uma apresentação instrumental. A Orquestra Vozes da Ufam, criada há seis anos e hoje com 45 integrantes, ficou responsável por fechar as apresentações da manhã. A Orquestra é dirigida pelo professor e maestro Adelson Santos e busca difundir a cultura musical a toda a comunidade acadêmica. Ela tem no repertorio composições do próprio maestro e de compositores da MPB como Tom Jobim, Ary Barroso, Chico Buarque e outros. Com amplo repertório, um dos objetivos da Orquestra é recriar elementos melódicos, rítmicos e harmônicos da música universal.

Os sorteios de camisas da Ufam com temáticas ambientais ocorreram em períodos regulares durante a acolhida. Uma das vencedoras foi a caloura de Jornalismo Ana Luiza Santos. Ela ganhou a camisa com a mensagem de respeito ao limite de velocidade na estrada do Campus – de 40 km/h. “Estou tirando a carteira de habilitação e já vai ser um incentivo. Vou vestir a camisa!”, brincou a estudante, que aprovou as demais atividades e os stands das Pró-Reitorias. Como parte da programação, graduandos das áreas exatas e biológicas realizaram uma Mostra de Ciências: experimentos e demonstrações de pesquisas foram visitados durante o evento.

Recepção dos Pró-reitores

Representantes das Pró-Reitorias voltadas à graduação apresentaram os ramos de atuação e os principais projetos aos ingressantes. O Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha, representou a administração superior na recepção e desejou a todos uma proveitosa estada na Universidade. “Tenho certeza de que será a fase mais importante da vida de vocês, tanto para a formação técnica quanto para reforçar as relações sociais”, declarou o anfitrião. A Protec, a mais jovem Pró-Reitoria, foi apresentada aos alunos pela técnica Socorro Lima Verde. “Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas e receber as demandas de projetos de inovação tecnológica e, inclusive, relativas à propriedade intelectual”, salientou.

Ao apresentar a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, a titular, professora Kathya Thomé, destacou as oportunidades que a Ufam oferece aos seus alunos: “Temos editais para bolsas – como o Programa Bolsa Trabalho – e de assistência estudantil. Todas as informações podem ser encontradas no Departamento de Apoio ao Estudante – Daest”. Sobre Pesquisa e Pós-Graduação, o pró-reitor, professor Gilson Monteiro, falou do Programa Talentos Ufam, que pretende selecionar e acompanhar os futuros pesquisadores, e da seleção continuada para a pós-graduação, a qual deve considerar, por exemplo, o coeficiente de rendimento.

Sessão de cinema & práticas solidárias

No Cinema, que funcionou na sala 3 do Centro de Convivência, foram exibidos os filmes ‘Ao mestre com carinho’, ‘O ódio’, ‘Sociedade dos Poetas mortos’ e ‘Pro dia nascer feliz’. No mesmo corredor, a Editora da Ufam (EDUA) e a Biblioteca Central esclareceram dúvidas e distribuíram informativo sobre o sistema de bibliotecas (acesso, empréstimo etc.). Caixas estilizadas foram preparadas para receber doações de livros, os quais devem ser utilizados nas ações do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Para incentivar ainda mais a solidariedade, a Ufam entrou em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (Hemoam). O Vampirão ficou estacionado na entrada do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) para receber as doações, com expectativa de que o número de doadores seja maior que 100. Paula Andrade, caloura do curso de Administração, sempre teve vontade de doar sangue e aproveitou essa oportunidade. Parte da diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) também propôs a doação de alimentos, que serão entregues a duas instituições de caridade de Manaus. “Estaremos recebendo as doações na sala 21 do Centro de Convivência (em frente ao RU) até o dia 23 de maio, entre 11 e 13h”, informou Judá Torres, um dos diretores.