Pesquisadores discutem ampliação da produção científica em Educação Física

Acadêmicos de Educação Física, estudantes de pós-graduação e pesquisadores participaram, na manhã desta sexta-feira, de mais um dia do  I Congresso Internacional e XV Simpósio de Praxiologia Motriz, com os temas "Esporte e Praxiologia Motriz, Socioantropologia do Esporte e Jogos Tradicionais". O evento acontece no auditório da FEFF, até o próximo dia 4 de maio.

Na programação de hoje, o Congresso e Simpósio realizara, a mesa redonda "Investigações e Intervenções da Praxiologia Motriz nos Jogos, Esportes e Lazer"  recebeu os palestrantes, professor Jorge Ricardo Saravi, da UNLP, da Argentina e professor Francisco Lagardera, da Universidade de Lleida, na Espanha. Os debates foram mediados pelo professor brasileiro, Marco Antônio Coelho Bortoleto, da Unicamp.

Bortoleto afirmou que ao longo de 20 anos, o  grupo de trabalho composto por estudiosos da França, Espanha, China, Argélia, Brasil e Argentina têm se debruçado sobre a teoria.

"Os acadêmicos, profissionais e estudantes de pós-graduação em Educação Física do Amazonas estão tendo uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos, principalmente porque precisamos instituir uma educação física mais sólida e consistente, com uma produção  cientificamente, dentro da nossa área. Muitos estudos versam por outras campos, como Sociologia e Psicologia, por exemplo, mas isso precisa ser revisto", considerou.

Até este domingo a programação segue com mais duas mesas redondas, cujos temas serão "Aspectos Curriculares da Educação Física na Escola Primária Baseados nos Domínios de Ação Motriz" e “Desafios e Perspectivas da Produção do Conhecimento e Intervenção Profissional”.

No último dia do evento, no domingo, dia 4 de maio, a programação abrangerá uma avaliação do evento e atividades turísticas e culturais. A ideia é gerar e disseminar o conhecimento em padrões elevados de qualidade e equidade, através da discussão das tendências e perspectivas de estudo para diversos eixos temáticos nos campos pedagógico e educacional, além de oportunizar a divulgação de trabalhos científicos e a intervenção do conhecimento de forma coletiva na Amazônia.