Congresso de Praxiologia motriz homenageia criador da teoria

Com homenagens ao criador da teoria da Praxiologia Motriz, o professor francês Pierre Parlebas, a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas iniciou, na noite desta quarta-feira, 30, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais, o I Congresso Internacional e XV Simpósio de Praxiologia Motriz, com os temas "Esporte e Praxilogia Motriz, Socioantropologia do Esporte e Jogos Tradicionais".

O evento, que acontece até o dia 3 de maio também nas dependências da Faculdade de Educação Física (FEFF), tem como objetivos gerar e disseminar o conhecimento em padrões elevados de qualidade e equidade, através da discussão das tendências e perspectivas de estudo para diversos eixos temáticos nos campos pedagógico e educacional, além de oportunizar a divulgação de trabalhos científicos e a intervenção do conhecimento de forma coletiva na Amazônia.

Na solenidade de abertura do evento, à mesa, estavam o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor Nelson Noronha, representando o reitor em exercício, Hedinaldo Lima, o professor Pierre Parlebas, da Université Sorbonne, de Paris, o professor Francisco Lagardera, da Universidade de Lleida, na Espanha, o professor Yvon Leziart, da Université Rennes, também da França e a diretora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, professora Artemis Soares.

Em seu discurso, o pró-reitor adjunto da Proeg, professor Nelso Noronha salientou a importância do evento e a participação de diversos especialistas e estudiosos europeus e norte-americanos presentes ao encontro.

“No contexto amazônico, onde ocorrem o I Seminário e o XV Simpósio, as discussões certamente trarão muitas contribuições, em especial no que tange aos estudos acerca das pessoas com deficiência física e para a Ufam, onde os acadêmicos atuam trabalhando com esse público diretamente”, afirmou ele.

O professor Yvon Leziart deu prosseguimento à solenidade falando da carreira e contribuições do homenageado do evento, professor Pierre Parlebas, que no mês de fevereiro completou 80 anos, sendo mais da metade dedicados aos estudos no campo da Educação Física. Parlebas é doutor de Estado “Es lettres et sciences humaines” pela Université Paris V e pela Ecole Pratique des Hautes Études, Doutor Honoris Causa pela Universidad de Lleida, España e Ex- Decano da Facultad de Ciencias Sociales, Sorbonne, París.

Ao professor Pierre Parlebas foi entregue uma estatueta em agradecimento às suas contribuições e também uma placa, das mãos do pró-reitor Nelson Noronha.

“É com imensa honra que recebo essa honraria, mas acredito que não seja merecedor. De qualquer forma, do pouco que fiz, desejo que ajude a dar qualidade de vida a quem precise e possa instigar as novas gerações a continuarem se envolvendo com os estudos relacionados ao tema”, observou.  

Programação

Nesta quinta-feira, a programação do I Congresso Internacional e XV Simpósio de Praxiologia Motriz continua com mesas redondas e módulos temáticos, com os temas "Investigações e Intervenções baseadas nas práticas corporais de povos tradicionais", "Investigações e Intervenções baseadas no campo do Lazer e Recreação", "Investigações e Intervenções baseadas no campo da Performance Humana", "Investigações e Intervenções baseadas sobre a lógica interna das práticas motrizes nos jogos e esportes" e "Investigações e Intervenções baseadas nos domínios da ação motriz e da conduta motriz em escolares". . 

Para o dia 1º de maio estão programas a mesa redonda "Esporte, Cultura e Globalização na Sociedade Contemporânea" e Praxiologia Motriz, Práticas Corporais e Diversidade Cultural,  no turno da manã. À tarde, Exposição de Painéis e Comunicações Orais, além dos encontros do eixos temáticos "Praxiologia motriz", "Jogos e Esportes", "Praxiologia motriz e Performance Humana e Tradicionais" e "Lazer e Recreação no campo da Praxiologia Motriz", no turno da manhã.

No dia 2 de maio, pela manhã, o tema da mesa redonda será " Investigações e Intervenções da Praxiologia Motriz nos Jogos, Esportes e Lazer" e "Praxiologia Motriz e a Educação Física Escolar" e pela tarda, haverá exposição de expertises. 

Para o terceiro dia, o tema da mesa redonda debaterá "Aspectos curriculares da educação física na escola primaria baseados nos domínios de ação motriz" e “Desafios e Perspectivas da Produção do Conhecimento e Intervenção Profissional”.

No último dia do evento, no domingo, dia 4 de maio, a programação abrangerá uma avaliação do evento e atividades turísticas e culturais.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable