Vice-reitor se reúne com lideranças e universitários indígenas

A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (28) no gabinete da Reitoria. Em pauta, a formação universitária dos jovens indígenas. Entre os itens constantes no documento entregue ao reitor em exercício, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima, estão o pedido de criação do Instituto de Formação Superior Indígena, abrangendo áreas como saúde, gestão ambiental e territorial, engenharias de pesca e florestal; o pedido de que a diretoria de Políticas Afirmativas seja transformada em Pró-Reitoria e que sejam criadas rubricas orçamentárias anuais permanentes que possam possibilitar essas ações.

Entre os participantes do encontro com o reitor em exercício estavam a coordenadora geral do UMIAB, Raquel Munduruku; o coordenador estadual do OPIRR, Rivanildo Cadete Fidelis; o professor Telmo Paulino; a coordenadora da escola indígena Noeme Mayuruna Wadick e o professor de Educação Indígena da Ufam Gersem Baniwa.

Os participantes ressaltaram que a parceria da Ufam é fundamental para a efetivação das ações. “Estamos há 25 anos tentando nos organizar. Queremos atender todas as 65 etnias do estado do Amazonas e a Ufam é uma grande parceira nesse processo”, declarou Alfredo Tadeu Coimbra, professor da SEDUC.

O vice-reitor destacou que a Ufam trabalha para dar os encaminhamentos necessários às
solicitações da sociedade. “Hoje nos foram apresentadas algumas demandas que podem ser atendidas de forma mais rápida e outras que só podem ser viabilizadas a longo prazo.  Nosso objetivo na Ufam é que as propostas de etnias tão distintas sejam bem trabalhadas para que possamos atender de forma ampla e ao mesmo tempo especializada.