'Acolhida aos Calouros' será no dia 8 de maio, no Centro de Convivência da Ufam

As boas-vindas serão dadas pela reitora, professora Márcia Perales, e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha. Dentre as atividades, os ingressantes poderão conhecer as ações das Pró-Reitorias, participar de coleta de sangue no Vampirão da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (Hemoam), doar livros para serem usados no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), e ainda concorrer no sorteio de camisas da Ufam com mensagens sobre preservação e responsabilidade social.

As temáticas, sugeridas pelo prefeito do campus, professor Atlas Bacelar, dizem respeito à economia de água e energia elétrica nas salas de aula, laboratórios e banheiros; precaução ao dirigir na estrada no campus, cuja velocidade máxima permitida é de 40 Km/h por conta das curvas sinuosas do percurso; e consciência de não utilizar as vagas destinadas a idosos ou deficientes, as quais estão disponíveis nos estacionamentos da Ufam. Ao ingressar numa instituição centenária que também é aquela que possui a maior área de floresta do País, o estudante terá despertada a responsabilidade de preservar os recursos naturais aqui disponíveis.

Atividades culturais e mostra de ciências

No salão principal do Centro de Convivência haverá apresentações do Coro Universitário e da Banda da Ufam, ambos vinculados ao Departamento de Artes da Universidade, e, às 13h, da Orquestra Vozes da Ufam. Criada há seis anos e hoje com 45 integrantes, a Orquestra é dirigida pelo professor e maestro Adelson Santos e tem como objetivo a difusão de cultura musical para toda a comunidade acadêmica.

Dentre os responsáveis pelas apresentações esportivas e culturais figuram o grão-mestre de Taekwondo Raimundo Gomes e o grupo Puxirum. Esse grupo é o resultado da união de 17 acadêmicos do curso de música da Ufam, cujo objetivo é tocar variados estilos e ritmos a partir da junção de múltiplos instrumentos. O Coral Jovem da Escola de Artes e a Banda Olhos Imaculados também farão performances na tarde do dia 8 de maio. Durante todo o dia, haverá sessões de cinema com os filmes ‘Ao mestre com carinho’ (9h30), ‘O ódio’ (11h15), ‘Sociedade dos Poetas mortos’ (13h30) e ‘Pro dia nascer feliz’ (15h45).

Além dessas atividades, as Galerias Laterais irão receber a Mostra de Ciências dos cursos das áreas exatas e biológicas da Ufam. Experimentos, exposições de trabalhos e demonstração pelos graduandos poderão ser visitadas durante o evento.

‘Vampirão’ do Hemoam: uma parceria solidária

Os calouros – e também os veteranos – poderão praticar a solidariedade durante a Acolhida. O veículo do Hemoam equipado para realizar a coleta de sangue fora das dependências da entidade, apelidado de ‘Vampirão’, estará estacionado na área lateral do Centro de Convivência para receber os interessados em doar sangue. A assistente social da Fundação, Vanderlea Ribeiro, agradeceu pela oportunidade e destacou que a doação de sangue é uma prática de cidadania e responsabilidade social, além de um ato solidário.

“Qualquer um de nós é um possível usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), do sistema público e particular, que envolve todo o Sistema Único de Saúde. Qualquer um de nós é um possível receptor, ou seja, há a possibilidade de precisarmos de uma bolsa de sangue, de realizar uma transfusão”, enfatizou Ribeiro. Entretanto, ela também ressaltou os critérios para ser um doador: a principal é que a pessoa esteja saudável, com peso acima de 50 kg, entre 16 e 69 anos - a data limite para primeira doação é 60 anos; não estar fazendo uso de nenhum medicamento como antibiótico, anti-inflamatório, ou os controlados. “Em resumo, o doador terá avaliadas as condições de saúde e a qualidade de vida”, finalizou a assistente social.