Reitora e vice-reitor recebem representantes da Universidade de Moçambique

Encontro dá prosseguimento às ações de cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) na área de Aquicultura e Engenharia de Pesca. A reunião aconteceu no gabinete da vice-reitoria na manhã desta terça-feira (22) e serviu para reforçar a parceria firmada em setembro de 2013, realizada em Moçambique, oportunidade em que o vice-reitor, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima, acompanhado do Assessor de Relações Internacionais, professor doutor Naziano Filizola, entregaram formalmente ao reitor da Universidade Eduardo Mondlane e ao Ministro da Pesca moçambicano o convênio assinado entre a UFAM, a Universidade Eduardo Mondlane e o Ministério das Pescas de Moçambique.

O Diretor da Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Modliane, professor doutor Simião Gabriel Balane, estima que a cooperação irá beneficiar, inicialmente, de 10 a 15 alunos e que se avalia a possibilidade de o mestrado ser semipresencial. “A recepção da Ufam foi excelente e isso facilita alcançarmos os objetivos traçados por ambas instituições. Desejamos que uma parte do cursos seja em Moçambique e uma parte aqui no Brasil, assim poderemos fortalecer o conhecimento e a aquisição de novas experiências. Nossa realidade e a dos brasileiros é similar e acredito que, de forma conjunta, vamos resolver algumas questões que beneficiam ambas as partes” adiantou ele.

Para a reitora da Ufam, professora doutora Márcia Perales, este é um momento importante em que a Universidade Federal do Amazonas fortalece ainda mais a internacionalização institucional. “A Ufam tem investido muito na internacionalização. Essa parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é fruto da interlocução que foi feita em Moçambique pelo vice-reitor e pelo assessor de relações internacionais. Temos uma semana toda de trabalho, de reuniões, para que possamos efetivar um pouco daquilo que já está sendo planejado de uma forma mais precisa”,destacou a reitora.

O vice-reitor reforçou que a visita tem o propósito de consolidar o processo que foi iniciado ano passado com a visita feita a Universidade de Moçambique. “Logo após nossa visita foram criadas comissões tanto lá na Universidade de Moçambique quanto aqui na Ufam, a fim de darmos prosseguimento a tudo o que foi conversado, o que foi acordado com o reitor da Universidade de lá. O passo seguinte é justamente esse encontro aqui, mas agora com as pessoas que efetivamente vão tratar da execução do convênio e dos cursos que pretendemos realizar com eles. Nosso assessor, professor Naziano Filizola, está cuidando desse processo, juntamente com o diretor do Centro de Educação a Distância. A ideia é apoiar a Universidade e a Escola de Pesca do Ministério das Pescas de Moçambique, por meio da formação de pessoas, especificamente nessa área de Pesca e Aquicultura, que é a demanda que eles nos apresentaram e que podemos efetivamente contribuir notadamente no que diz respeito à pesca e aquicultura, à pesca em águas interiores e à aquicultura em ambientes continentais”.

Após a reunião, a equipe de representantes da Universidade de Moçambique, orientada pela Assessoria de Relações Internacionais, visitou as instalações do setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, tais como a Faculdade de Tecnologia, Direito, Icomp e demais dependências.

Durante uma semana, a equipe da Universidade moçambicana cumpre agenda de trabalho no setor de Relações Humanas; no Centro de Educação a distância e na Faculdade de Ciências Agrárias.