Ufam realiza lançamento do curso de Letras Libras na sexta, 25

Pró-reitor da Proeg, professor Lucídio RochaPró-reitor da Proeg, professor Lucídio Rocha

A cerimônia de lançamento do curso de Letras Libras da Ufam ocorre na próxima sexta-feira, 25, às 15h, no auditório da Faculdade de Direito. Trinta estudantes formam a primeira turma do curso voltado para a formação de professores para surdos.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha, o curso de Letras Libras da Ufam nasceu a partir da proposta do Ministério da Educação (MEC) de implantar nas Universidades Federais cursos de graduação para formar professores para trabalhar com pessoas com deficiências. “A Ufam devido ao trabalho que já desenvolvia na área, foi convidada pelo Ministério a oferecer o curso e prontamente aceitou”, revelou o professor.

Ainda segundo o professor Lucídio, o governo federal instituiu, em 2011, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - o Plano Viver sem Limite – o qual visa promover o exercício pleno e justo dos direitos das pessoas com deficiência.

Professora Nídia SáProfessora Nídia SáAssim, a Ufam designou uma comissão responsável pela elaboração e implantação do curso Letras Libras, cuja presidência foi exercida pela professora Nídia Sá. A comissão nomeada recebeu a consultoria de uma das maiores linguistas que pesquisam a Língua de Sinais Brasileira (Libras), professora Tanya Amara Felipe. “O projeto pedagógico do curso da Ufam se baseia no projeto inicial apoiado pelo MEC e desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, recebendo melhorias a partir de uma visão crítica após a formatura das duas primeiras turmas do curso ofertado pela UFSC”, declarou a professora Nídia Sá.

Curso Letras Libras Ufam

É um curso regular presencial da Universidade, recebendo anualmente 30 estudantes. Em 2015, o curso será ofertado também por meio do Processo Seletivo Contínuo (PSC).

Assista ao vídeo do Lançamento do curso de Libras da Ufam