Projeto do Centro de Sementes busca implantação de sistemas agroflorestais em Tefé
Resultado da parceria entre o Centro de Sementes Nativas da Amazônia (CSNAM), o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina) e o programa Natura Campus, o CSNAM e Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Catie) deram início ao projeto de implantação de Sistemas Agroflorestais Sustentáveis na Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna, em Tefé. Uma das açôes do projeto foi uma palestra com o professor Elias Virgino do Catie/Costa Rica realizada no último sábado (12) no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias.
O Projeto Agroflorestas, além de promover o plantio de espécies florestais nativas de interesse comercial em consórcio com culturas agrícolas, articula e incentiva o conhecimento técnico-científico sobre o manejo e produção de sementes e mudas, técnicas agroflorestas bem como a captura de carbono nos plantios implantados nas propriedades dos agricultoras. Potencializar a implantação de pomares de sementes florestais por meio do ensaio de melhoramento genético nas Agroflorestas implantadas também figura como um dos objetivos definidos pelo projetos.
A palestra de sábado com o professor Elias Virgino abordou, principalmente, a importância da consciência sustentável através da articulação de estratégias para modificar a realidade e preservar sistemas agroflorestais para as próximas gerações.Virgino também apresentou o Catie e ressaltou que “promover o desenvolvimento de territórios inteligentes em termos climáticos, como uma ferramenta para alcançar o bem-estar humano sustentável e inclusivo e da integração efetiva da educação, investigação e inovação para o desenvolvimento, em parceria com vários parceiros públicos e privados é o princípio norteador da instituição”. O diálogo com os estudantes da graduação, pós-graduação e docentes da Ufam e de outros centros de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foi proveitoso e convidativo.
A cooperação entre a Universidade Federal do Amazonas, através do CSNAM, e o Catie com vistas ao no desenvolvimento florestal e preservação ambiental no Estado do Amazonas iniciou em 2012, quando em encontro com a reitora Márcia Perales, o professor Manuel de Lima Junior e o diretor do banco de sementes do Catie, Dr. Francisco Mesén Sequeira foi assinado o Termo de Cooperação Técnico-Cientifico, o qual firma o convênio entre as duas Instituições.