Projeto do Centro de Sementes busca implantação de sistemas agroflorestais em Tefé

Agricultores da Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna, em TeféAgricultores da Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna, em TeféResultado da parceria entre o Centro de Sementes Nativas da Amazônia (CSNAM), o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina) e o programa Natura Campus, o CSNAM e Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Catie) deram início ao projeto de implantação de Sistemas Agroflorestais Sustentáveis na Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna, em Tefé. Uma das açôes do projeto foi uma palestra com o professor Elias Virgino do Catie/Costa Rica realizada no último sábado (12)  no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias.

O Projeto Agroflorestas, além de promover o plantio de espécies florestais nativas de interesse comercial em consórcio com culturas agrícolas, articula e incentiva o conhecimento técnico-científico sobre o manejo e produção de sementes e mudas, técnicas agroflorestas bem como a captura de carbono nos plantios implantados nas propriedades dos agricultoras. Potencializar a implantação de pomares de sementes florestais por meio do ensaio de melhoramento genético nas Agroflorestas implantadas também figura como um dos objetivos definidos pelo projetos.

Professor Elias Virgino, do CatieProfessor Elias Virgino, do CatieA palestra de sábado com o professor Elias Virgino abordou, principalmente, a importância da consciência sustentável através da articulação de estratégias para modificar a realidade e preservar sistemas agroflorestais para as próximas gerações.Virgino também apresentou o Catie e ressaltou que “promover o desenvolvimento de territórios inteligentes em termos climáticos, como uma ferramenta para alcançar o bem-estar humano sustentável e inclusivo e da integração efetiva da educação, investigação e inovação para o desenvolvimento, em parceria com vários parceiros públicos e privados é o princípio norteador da instituição”. O diálogo com os estudantes da graduação, pós-graduação e docentes da Ufam e de outros centros de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foi proveitoso e convidativo.

A cooperação entre a Universidade Federal do Amazonas, através do CSNAM, e o Catie com vistas ao no desenvolvimento florestal e preservação ambiental no Estado do Amazonas iniciou em 2012, quando em encontro com a reitora Márcia Perales, o professor Manuel de Lima Junior e o diretor do banco de sementes do Catie, Dr. Francisco  Mesén  Sequeira foi assinado o  Termo de Cooperação Técnico-Cientifico, o qual firma o convênio entre as duas Instituições.