Seminário de Avaliação Institucional da Ufam aponta potencialidades e desafios

Os dados do Relatório de Autoavaliação Institucional foram apresentados nesta quarta (9) aos gestores da Ufam. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por compilar a percepção de professores, técnico-administrativos e alunos sobre o desempenho da Universidade. A meta da Ufam é alcançar o Índice Geral (IG) 4 na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A pesquisa on line foi realizada entre 1º e 20 de fevereiro de 2014, levando em consideração as dez dimensões apontadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com a participação de 173 docentes, 169 técnicos e 1.096 discentes. Dentre os principais resultados está a boa avaliação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), com média de 70% de aprovação entre professores, técnicos em educação e alunos. O portal da Ufam também obteve avaliação positiva (média de 70%), o que ressalta a importância dos canais de comunicação e interlocução entre os públicos que compõem a comunidade acadêmica.

Sob a coordenação da então presidente da CPA, professora Selma Baçal, foi preparado um questionário para cada segmento, em que os respondentes avaliaram as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como os serviços oferecidos pelas unidades acadêmicas e órgãos suplementares. “Além dos serviços prestados à comunidade acadêmica, também se leva em consideração a estrutura de salas de aula e laboratórios e a relação da Ufam com a sociedade”, ressaltou a professora. Atualmente, a Comissão é presidida pela professora Valdete Carneiro, a qual será responsável pelas atividades da CPA em 2014.

A reitora, professora Márcia Perales, destacou a importância de os gestores participarem da apresentação, considerando que o trabalho das Pró-Reitorias, das assessorias, das unidades acadêmicas e dos órgãos suplementares para a composição do Relatório. “Estes resultados têm um trâmite interno, pela CPA, e um trâmite externo, pois serão enviados ao Inep”, pontuou. A reitora apontou a consistência dos dados apresentados pelos gestores como determinante para se discutir com clareza “os desafios a serem encarados coletivamente”, propondo a elaboração de relatórios trimestrais para o aprimoramento permanente.

Para os alunos, seus cursos contribuem para a formação (70%) e para o exercício profissional (40%), e mais de 90% dos professores executam os planos de curso; e quase 80% deles consideram as salas de aula adequadas. Entre os docentes, 64% dos entrevistados avaliam positivamente o Plano de Desenvolvimento Institucional, e 90% consideram boa ou ótima a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para os técnicos, o PDI está 60% bom ou ótimo e assistência médica e avaliação de desempenho merecem mais atenção dos gestores.

Para todos eles, a Biblioteca também aparece como o principal desafio, especialmente quanto à atualização do acervo. A diretora da Biblioteca Central, professora Célia Simonetti, assegurou que os investimentos estão sendo feitos para superar os problemas de estrutura e de acervo, tanto físico quanto digital. “Dispomos de dez milhões de reais para renovação do acervo; os livros serão adquiridos com base nos projetos pedagógicos dos cursos”, explicou ela. Além disso, estão em tramitação projetos para a construção de bibliotecas nos setores Norte e Sul do campus e a realização da Feira de Recursos Informacionais na Ufam.