Reitora empossa novos diretores do ICHL, Simone Baçal e Nelcioney Araújo

A partir desta segunda-feira (31), o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) tem nova diretoria, composta pela professora doutora Simone Baçal e pelo professor doutor Nelcioney Araújo. A cerimônia de posse ocorreu no auditório Rio Solimões e foi acompanhada por gestores da administração superior, professores e alunos do Instituto, familiares e amigos dos empossados.

Ao dar posse aos professores, a reitora, professora Márcia Perales, lembrou-os que os resultados são construídos coletivamente com maturidade e respeito, especialmente naquele que é o segundo maior Instituto da Ufam, o ICHL. “Será preciso repensar a estrutura e encaminhar propostas coletivas, buscando ainda mais legitimidade nas decisões. A Pró-reitoria de Planejamento irá apoiar os diretores, que necessitarão otimizar recursos e tempo, além de aproveitar as oportunidades”, disse. O vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, também se mostrou disposto a contribuir com a nova diretoria, ao enfatizar que os cargos exigem dedicação e compromisso de ambos com a comidade acadêmica que irão representar. Tanto o ex-diretor do ICHL, professor Nelson Noronha, atual pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, quanto o diretor em exercício do Instituto, professor Paulo Monte, também prestaram homenagem aos empossados.

Para a professora Simone Baçal, conquistar o cargo de diretora do ICHL significa ter a oportunidade de continuar um trabalho que ela já vinha desenvolvendo na gestão do professor Nelson Noronha, desde 2011, ao aceitar o convite para a vice-diretoria do Instituto, e em junho de 2013, quando assumiu a direção por nove meses. “Os desafios são grandes, mas a parceria com o vice-diretor, professor Nelcioney Araújo, do Departamento de Geografia, nos permitiu formar uma chapa comprometida com as mudanças que são necessárias ao ICHL”, disse. Ao se lançarem candidatos, os professores realizaram análises dos relatórios de gestão, nos quais identificaram lacunas. “Vamos trabalhar a estrutura pedagógica dos cursos, buscar avanços e revisões nos currículos para que eles sejam elevados ao nível máximo de excelência”, explicou a diretora.

Em relação ao diálogo com os estudantes, a proposta é consolidar um espaço físico, onde atualmente funciona a Livraria Universitária (LUA) para a discussão e incentivar a representatividade desse público nos Conselhos e nos Colegiados da graduação e da pós-graduação. Todas essas propostas os professores esperam cumprir no próximo quadriênio em que estarão à frente do ICHL, conforme apresentação em seus discursos de posse. O vice-diretor falou sobre a satisfação ao avançar mais esse passo na carreira que escolheu seguir: a de professor da Ufam. Para ele, “patrimônio” é um conceito chave: “o que nos mantém unidos por um mesmo ideal é o patrimônio físico, cultural e das pessoas que compõem esta Universidade”.

ICHL em números

O Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) comporta os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Relações Públicas, Jornalismo, Geografia, História, Letras: Língua e Literatura Espanhola, além de Letras: Língua e Literatura Francesa, Letras: Língua e Literatura Inglesa, Letras: Língua e Literatura Japonesa, Letras: Língua e Literatura Portuguesa , Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Artes Plásticas e Serviço Social, Música.

Os cursos de pós-graduação Antropologia (Mestrado e Doutorado), Comunicação Social (Mestrado), Geografia (Mestrado), História (Mestrado e Doutorado), Serviço Social (Mestrado), Sociedade e Cultural na Amazônia (Mestrado e Doutorado), Sociologia (Mestrado) também estão no ICHL.

A estrutura do Instituto é composta por 32 laboratórios. O número de professores alcança 265, que atuam com o apoio de 32 técnicos, trabalhando para atender à demanda de 2.429 estudantes universitários.