Conselho Diretor da Ufam aprova Relatório de Gestão 2013

Os resultados da gestão da Universidade no decorrer de 2013 foram submetidos à apreciação dos membros do Conselho Diretor na noite desta sexta-feira (28) e aprovados. Participaram da reunião a presidente do Conselho, professora doutora Márcia Pelares, o vice-reitor, professor doutor Hedinaldo Lima, os conselheiros José dos Santos Pereira Braga e Marcus Luiz Barroso Barros, e a secretária dos Conselhos, Flávia Natália. Como convidados, gestores da administração superior da Ufam também participaram.

O conselheiro relator, José Braga, apresentou o que ele denominou “síntese para reflexão” de um conteúdo rico em informações, correto na apresentação e elaborado por pessoas preocupadas em dar à Ufam os instrumentos para uma avaliação própria da sistemática exigida pelo serviço público. Braga lembrou a relevante contribuição da Ufam, por meio de seus avanços no campo acadêmico, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e números expressivos de formação por meio da educação a distância, além de investimentos em infraestrutura e expansão de cursos. “Tudo isso”, resumiu, “mostra que a Ufam guarda o núcleo que constitui a alma desta instituição: a verdade do saber”.

Para a prometida reflexão, o doutor José Braga finalizou: “Esta Universidade é a força que impede a paralisia do pensamento e a asfixia da consciência reflexiva”. Na avaliação da reitora, a Ufam tem enfrentado os desafios e buscado avançar em todos os setores, a exemplo dos investimentos em ampliação da infraestrutura. “Estamos comprometidoscom a busca das melhores condições de trabalho para todos os servidores e alunos”, disse ela, informando sobre a chegada de 180 servidores em 2014, o aumento do número de cursos de graduação e da própria comunidade acadêmica, que hoje é de 35 mil pessoas. O vice-reitor explicou sobre a construção do novo HUGV, que deve terminar em 2015, e a respeito da reposição da rede elétrica no campus, dois questionamentos feitos pelo conselheiro Marcus Barros.

Barros, que é ex-reitor da Ufam, destacou o quanto é “emocionante” analisar os relatórios e perceber o quanto "estamos" crescendo. “José Braga extraiu de maneira literária e filosófica o salto que a Ufam deu no último ano; uma instituição que luta sempre para crescer e avançar”, disse o conselheiro. Enquanto o pró-reitor de extensão e interiorização, professor Frederico Arruda, relembrou o início do HUGV e a luta para torná-lo realidade como um esforço do conselheiro Marcus Barros, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Gilson Monteiro, apresentou avanços da Propesp para elevar a qualidade dos cursos de Pós-Graduação da Ufam. “Estamos testando a Propesp digital e vamos implantar o ‘Talentos Ufam’, para dar destaque a alunos de alto nível, além de abrir vagas de mestrado e doutorado para as cinco unidades do interior”, comemorou.