Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social atende a 3840 projetos

A Ufam, como fonte geradora de conhecimento, não poderia deixar de investir também em Inovação Tecnológica. Para tanto, criou em 2010, uma Pró-reitoria unicamente voltada para a área, a Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), a partir da Assessoria de Inovação Tecnológica.

Por meio da Protec, a Universidade passou a gerir os instrumentos da Política Institucional de Inovação Tecnológica para fomentar, apoiar, promover e acompanhar as ações que tenham por finalidade a inovação tecnológica, proteção e valorização dos saberes dos povos tradicionais. Essa Pró-Reitoria também é responsável por acompanhar pesquisas que envolvem o uso das tecnologias sociais, na busca de transferir e comercializar os ativos intelectuais produzidos para o setor produtivo, fornecendo subsídios qualificados para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico da região.

Mesmo sendo a mais nova Pró-reitoria da Ufam, a Protec já demonstra grandes resultados em sua área de atuação: Entre os anos de 2009 e 2013, a Protec estabeleceu o número de 75 parcerias entre UFAM e instituições e empresas. Também foram desenvolvidas 9 Redes de Pesquisas Nacionais e Internacionais. O número de atendimentos prestados a Instituições Regionais, Nacionais e Internacionais chegou à marca de 490 e à comunidade universitária, de 1.300.

Neste mesmo período, os atendimentos junto aos projetos do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social - Rede de Pesquisa e Extensão e Inovação Tecnológica da UFAM (PCTIS) e respectivos subprojetos chegou ao número de 3.840.

Nos quatro anos em questão, a Protec organizou 12 projetos financiados, 200 projetos cadastrados (em trâmite para financiamento), promoveu 128 reuniões técnicas, 22 ciclos de palestras e 20 eventos acadêmicos científicos. O número de patentes também aumentou. Durante esse período foram 44 patentes de invenção, duas (2) duas patentes de utilidade e cinco (5) criações de marca.