Extensão Universitária – mais de 4 mil ações

Na área de Extensão universitária, a Ufam também apresenta um salto significativo nas ações que atendem à comunidade por meio de programas e projetos desenvolvidos por membros da Academia.

De 2009 a 2013, a Universidade ofereceu mais de 4 mil ações extensionistas, beneficiando a sociedade amazonense com o conhecimento acadêmico, ao mesmo tempo em que se manteve atualizada acerca das demandas do povo da Floresta.

Como principais exemplos da presença na Ufam nos diversos setores da sociedade do Estado estão as ações empreendidas através do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE).

Durante o quadriênio considerado, houve um crescimento visível. Foram realizadas 2.264 ações de
extensão envolvendo professores e estudantes das unidades acadêmicas da Ufam, com alcance a municípios e localidades como Anamã e Atalaia do Norte.

Os Programas de Extensão institucionalizados representam também um grande avanço para a Ufam. Atualmente, a instituição possui 23 Programas que recebem total apoio para que suas ações sejam empreendidas. O Programa de atividades Motoras para Deficientes (Proamde), o Programa Idoso Feliz Participa Sempre (PIFPS) e o Programa Pé-de-Pincha, o qual realiza treinamento junto às comunidades ribeirinhas visando o manejo racional e sustentável de quelônios da nossa Região, são exemplos de Programas completamente subsidiados pela Universidade.

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), a Instituição pôde mais ainda estreitar os laços com a comunidade do Amazonas. De 98 bolsas ofertadas em 2009, a Ufam passou a contemplar mais que o dobro disso nos anos seguintes, fechando 2013 com 197
bolsistas que participam das ações de extensão da Universidade.