Assuntos Comunitários – Mais de 4 milhões de refeições servidas

Responsável pela promoção da Cidadania Estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários desenvolve uma série de iniciativas importantes como o gerenciamento do Programa de Alimentação dos estudantes, por meio do qual são ofertados café da manhã, almoço e jantar a um preço simbólico e o acompanhamento do serviço de transporte coletivo que atende aos usuários que se deslocam de várias zonas da cidade ao Campus Universitário. Em 2009 foi investido R$ 1.936.000,00 (um milhão, novecentos e trinta e seis mil reais) para subsidiar 126.047 cafés da manhã e 656.982 refeições.

Em 2013, foram subsidiados R$ 5.063.000,00 (cinco milhões e sessenta e três mil reais) para garantir 154.001 cafés da manhã e 1.015.450 refeições. Somando todos os investimentos do quadriênio, foram subsidiados mais de R$ 12 milhões (12.001.847,00) e oferecidas 4.110.663 refeições.

A Pró-Reitoria também administra o Programa Bolsa Trabalho, o qual tem a  finalidade de proporcionar auxílio financeiro aos alunos que, regularmente matriculados em curso de graduação desta Universidade, estejam em situação socioeconômica vulnerável. Em 2009 foram 2759 bolsas; em 2013, esse número mais que duplicou (5.834 ofertas de bolsa Trabalho).

Sob administração da PROCOMUN também estão o PECTEC, um programa que tem por objetivo incentivar os discentes de graduação da UFAM a participarem de eventos científicos em outras instituições de ensino superior brasileiras; o Programa Bolsa Permanência, o qual concede auxílio financeiro a estudantes de graduação, em especial os indígenas e quilombolas que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação do aluno; a validação do cadastro dos alunos da UFAM junto à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU); o acompanhamento pedagógico semestral dos moradores da Casa do Estudante e de beneficiários do programa Bolsa Acadêmica e Auxílio Moradia; a promoção de eventos esportivos e culturais voltados aos estudantes, como os Jogos Universitários e festivais folclóricos e o Programa de Atendimento aos alunos da Universidade com limitações físicas ou sensoriais.