Workshop promove interação entre instituições de C&T e empresas

O Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE) realizou nesta sexta (28), no Caesar Business Manaus, o I Workshop de Interação entre Instituições Científicas e Tecnológicas & Empresas do Estado do Amazonas. O evento tem como objetivo estreitar o relacionamento entre as ICTs e o setor empresarial, com vistas à elaboração de projetos em diversas áreas.

Segundo o coordenador geral do PPG-BIONORTE, professor da Ufam, Spartaco Astolfi Filho, evento dessa natureza oportuniza o debate sobre os principais obstáculos enfrentados, tanto pela Academia quanto pelo setor da Bioindústria, no que se refere a recursos humanos, propriedade intelectual, regulamentação da atividade, comercialização e mercado, entre outros. Podendo, além disso, fornecer subsídios para definição de políticas de desenvolvimento relacionadas à área em debate.

“Promoveremos uma série de três encontros visando garantir a permanência do setor produtivo no mercado, pela necessidade de aplicação e/ou direcionamento do conhecimento científico gerado pelas ICTs e que têm os recursos da biodiversidade amazônica como atrativo para o desenvolvimento de suas potencialidades”, explicou.

Ainda de acordo com ele, “somente uma revolução na capacitação científico-tecnológica, com a transformação sustentável dos ativos florestais pela biotecnologia, poderá atribuir valor econômico à biodiversidade, levando ao desenvolvimento sustentável da região, de tal forma que se reflita em ganhos econômicos, sociais, ambientais e culturais, trazendo equidade aos seus habitantes”.

No escopo do projeto para realização do workshop, o evento volta-se a empreendedores de Biotecnologia, Tecnologia da Informação/Comunicação e de Produtos Regionais, além de diretores de empresas de bioprodutos, pesquisadores, técnicos, estudantes, Organizações Não Governamentais e cidadãos interessados no segmento.

“Buscamos a integração de pesquisadores de ICTs com profissionais do setor Produtivo, a fim de permitir esforços conjuntos e racionalizados para o desenvolvimento de processos e produtos oriundos da biodiversidade”, ratificou o coordenador do evento.

A Ufam, como fonte geradora de conhecimento, não poderia deixar de investir também em Inovação Tecnológica. Para tanto, criou em 2010, uma Pró-reitoria unicamente voltada para a área, a Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), a partir da Assessoria de Inovação Tecnológica. Por meio da Protec, a Universidade passou a gerir os instrumentos da Política Institucional de Inovação Tecnológica para fomentar, apoiar, promover e companhar as ações que tenham por finalidade a inovação tecnológica, proteção e valorização dos saberes dos povos tradicionais.

O vice-reitor Hedinaldo Lima destacou também a importância de levar esse esforço para as unidades acadêmicas do interior do Estado a fim de que a Amazônia se desenvolva por completo e não somente nas capitais: “ Esse processo de interação entre as instituições, assim como o Forúm de Gestores de CT & I, é fundamental para que possamos levar as políticas de incentivo para o interior do Amazonas, pois a população tem potencial para desenvolvimento. O desafio que temos enquanto instituições de ensino e pesquisa é grande”.

Atendendo à essa política de incentivo e cooperação entre instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento científico dentro do contexto amazônico, em janeiro foi realizado no Instituto de Computação encontro entre representantes da Samsung, professores e gestores da Universidade, cujo objetivo foi relembrar as iniciativas já existentes entre a Universidade e a empresa e estabelecer outras, desta vez, com a aquisição de uma apoiadora, a Suframa.  Na oportunidade, apresentaram projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico, o membro do Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), professor Edleno Moura, o professor Cícero Ferreira, coordenador do Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli) e, ainda, o professor Reginaldo Hughes Carvalho, do Instituto de Computação (Icomp).