‘Minha vocação é de serviço’, diz novo professor emérito da Ufam

Waldir dos Santos Costa recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), o título máximo da docência, o de professor emérito da Ufam. Como ele mesmo definiu em seu discurso, este é um reconhecimento pela escolha de uma vida inteira: servir. Sua trajetória como docente na Ufam não foi diferente, pois ele lutou durante anos pela criação do curso de Psicologia, cujo objetivo seria favorecer a formação de profissionais no estado. Até seu ingresso como professor na Faculdade de Filosofia e Letras, em 1973, só havia mais um psicólogo no estado, João Bosco Araújo.

Antes de ingressar na Ufam, Santos teve formação humanística salesiana e, em 1971, formou-se em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Trabalhou em projetos sociais no Amazonas, no setor público e pela consolidação da Psicologia como ciência e profissão. A reitora e presidente do Conselho Universitário (Consuni), professora doutora Márcia Perales, falou da satisfação ao prestar merecida homenagem ao professor Waldir Costa, aposentado desde 1994. “Acolher e reconhecer o mérito do professor nos faz lembrar que cada ação de cada servidor ou estudante consolida a credibilidade e a legitimidade da Ufam ao longo da trajetória desta instituição”, disse.

Além dos membros do Conselho Universitário (Consuni), estavam presentes familiares, amigos e docentes da Faculdade de Psicologia (Fapsi). O professor Luís Alberto foi o proponente do nome de Waldir Costa para o título de professor emérito e discursou sobre a luta do grupo de psicólogos, liderados pelo agora homenageado, pela criação do curso de Psicologia nesta Universidade. “A iniciativa foi da diretora da Fapsi, professora Iolete Ribeiro, e fui delegado para formular o requerimento que depois seria aprovado por uma comissão do Consuni – trajetória acadêmica, currículo e contribuição social”, explicou o professor. No discurso, reconheceu mais uma vez a relevância daquele que foi o primeiro coordenador do curso de Psicologia da Ufam: “Ao mestre, com carinho”, em alusão ao filme homônimo do diretor e roteirista James Clavell.

A professora Iolete Ribeiro participou da solenidade como representante do Conselho Regional de Psicologia, que também deve muito ao professor Waldir Costa: “Ele foi e continua sendo uma referência para falar sobre o trabalho do psicólogo no Amazonas, sendo ainda hoje muito atuante e comprometido com a profissão”. O diretor em exercício da Fapsi, professor Sérgio Sócrates, mostrou-se grato por fazer parte hoje de uma conquista iniciada por Waldir Costa há cerca de 20 anos.

As demonstrações de gratidão e reconhecimento são numerosas. “Tenho dois motivos para estar aqui”, ressaltou a representante da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), Maria Coelho, completando: “Ele foi meu professor em 1979, nos períodos iniciais de Biblioteconomia; e a minha filha, Paula Lima, formou-se em Psicologia em 2011 graças a um esforço dele ao lutar pelo curso tempos atrás”. A ela – e a todos os presentes – o professor emérito reitera o sentido da palavra serviço, o seu maior legado.