Aula inaugural do PPG Sociedade e Cultura na Amazônia discutiu o Pensamento Social Brasileiro

Com o tema o “Pensamento Social Brasileiro”, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 19, a Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA). Homenageando o sociólogo Octavio Ianni, o evento contou com a participação dos professores Élide Rugai Bastos e Renan Freitas Pinto.

Diante de um auditório repleto de estudantes e professores do PPGSCA, a Aula marca o início das atividades do PPGSCA em 2014 e dá as boas-vindas aos novos mestrandos e doutorandos do Programa. Realizada desde 1998, nesta edição a Aula lembra os 10 anos de falecimento de Octavio Ianni, importante pesquisador das áreas Humanas.

Para a coordenadora do PPGSCA, professora Marilene Corrêa da Silva Freitas, a Aula Inaugural é um momento singular para o Programa, uma vez que é a oportunidade de refletir sobre a missão do PPG para a sociedade amazonense, bem como de estimular os membros para mais um ano de atividades. “Ela nos traz sempre um conjunto de novas motivações”, revelou a coordenadora.

Professora Élide Rugai BastosProfessora Élide Rugai Bastos

A professora da Universidade Estadual de Campinas, Élide Rugai Bastos, que foi aluna de Ianni, destacou o papel do autor de “O Pensamento Social no Brasil” tanto como escritor quanto como professor, ressaltando as gerações de estudantes influenciados pelo pensamento de Octavio Ianni.  “Ele foi um mestre de todos nós”, declarou.

Durante sua apresentação, a professora comentou como é visto o pensamento social na atualidade e frisou o processo de construção do mesmo. “Esse processo compreende diferentes dimensões, como a social, a política, a econômica e a cultural”, disse. Segundo Élida Bastos, o conceito tem se expandido para além dos limites das Ciências Sociais, envolvendo outras áreas como História, por exemplo.

Profª Marilena Correa - coord. do PPGSCAProfª Marilena Correa - coord. do PPGSCA

Ainda conforme a professora, uma das razões para a retomada do estudo do pensamento social brasileiro é a busca por compreender a importância dos intelectuais no contexto político do país. Élida citou Alberto Torres como um proeminente pensador brasileiro com participação ativa na vida política.

A socióloga enfatizou também que o “atraso” do Brasil em relação aos países desenvolvidos foi a grande temática discutida pelos pesquisadores do pensamento social brasileiro. De acordo com Élide Bastos, a pobreza e o analfabetismo eram assuntos recorrentes.

A Aula Inaugural é uma das atividades do PPSCA, que realiza ainda o Seminário de Avaliação do Programa, com programações para amanhã, 20, e sexta-feira, 21. Na quinta-feira, das 8h às 12h, serão considerados a proposta do PPPG e o corpo docente como primeiros indicadores a serem avaliados pela Capes. O evento ocorre no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam, localizado no setor Norte da Instituição. O corpo discente, teses e dissertações serão tratados no horário vespertino.

Na sexta-feira, os indicadores abordados serão a produção intelectual e a inserção social do PPGSCA. Confira a programação completa em anexo.

Octavio Ianni

Graduado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 1954. Ianni participou juntamente com outros autores latino-americanos da chamada “redescoberta da América” através de livros como o que escreveu sobre “El Estado capitalista em lá época de Càrdenas”, publicado no México. Tornou-se, da mesma forma, um marco necessário para o esclarecimento do movimento crítico e autocrítico das ciências sociais e humanas através, não apenas de livros como “Sociologia da Sociologia latino-americana”, mas de vários outros momentos, como a introdução ao livro dedicado a Florestan Fernandes na série “Grandes Cientistas Sociais”.

A questão agrária, a questão nacional e temas como o populismo, a região e a nação (especialmente a Amazônia), a cultura e o imperialismo, capitalismo autoritário, violência e terrorismo, a modernidade e o subdesenvolvimento, a sociedade global e sua teorização, constituem algumas de suas contribuições fundamentais para pensarmos o nosso tempo. Octavio Ianni faleceu em 2004.

Entre suas publicações estão:

Cor e mobilidade social em Florianópolis, 1960 Estado e capitalismo no Brasil, 1965;

Raças e Classes Sociais no Brasil, 1972

A sociedade global, 1992

A globalização e o retorno da questão nacional, 2000

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder Sociedade e Cultura - Aula Inaugural (3).pdf)Programação PPGSCA[ ]567 kB