Professores Simone Baçal e Nelcioney Araújo são eleitos novos diretores do ICHL

Professora Simone BaçalProfessora Simone BaçalA única chapa inscrita no pleito para os cargos de diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), dos professores Simone Eneida Baçal de Oliveira e Nelcioney José de Souza Araújo, foi eleita para estar à frente do Instituto pelo próximo quadriênio.

Os nomes dos professores foram aclamados no último dia 17 de março, quando da realização de consulta pública à comunidade acadêmica. Na sexta-feira, 21, o resultado foi encaminhado ao Conselho Departamental (Condep). A posse ocorre nesta segunda, 31, às 16h, no auditório Rio Solimões.

O presidente da Comissão Eleitoral, Marcelo M. Vallina, divulgou o resultado da eleição, que contou com a participação de 200 eleitores. Deste total, 27 eram técnicos administrativos, 79 professores e 78, alunos. O número de votos brancos totalizou dois, entre os professores e três entre os acadêmicos. Os votos nulos somaram nove entre os professores e dois, entre os alunos.

ICHL em números

O Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) comportam os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Relações Públicas,  Jornalismo, Geografia, História, Letras: Língua e Literatura Espanhola, além de Letras: Língua e Literatura Francesa, Letras: Língua e Literatura Inglesa, Letras: Língua e Literatura Japonesa, Letras: Língua e Literatura Portuguesa , Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Artes Plásticas e Serviço Social, Música.

Os cursos de pós-graduação Antropologia (Mestrado e Doutorado), Comunicação Social (Mestrado), Geografia (Mestrado), História (Mestrado e Doutorado), Serviço Social (Mestrado), Sociedade e Cultural na Amazônia (Mestrado e Doutorado), Sociologia (Mestrado) também estão no ICHL.

A estrutura do Instituto é composta por 32 laboratórios. O número de professores alcança 265, que atuam com o apoio de 32 técnicos, trabalhando para atender à demanda de 2.429 estudantes universitários.