Abordando o "pensamento social brasileiro", o evento vai homenagear professor Octávio Ianni

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) promove, na próxima quarta-feira, dia 19, às 14h, no auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), sua aula inaugural com o tema “Pensamento social brasileiro e na Amazônia: construção em processo. A aula também tema como função homenagear o professor Octávio Ianni, a quem se deposita grande importância para a implantação do Programa, bem como para a formação daqueles que foram seus alunos e que desfrutaram de sua convivência.

A aula será proferida pela professora Élide Rugai Bastos - especialmente convidada para a homenagem ao professor Ianni - e o professor Renan Freitas Pinto, sob a coordenação da professora Marilene Correa da Silva Freitas.

São certamente várias as contribuições de Octavio Ianni para as ciências humanas, verdade que se revela e prossegue através da leitura de sua obra. Um de suas contribuições mais importantes diz respeito à exata posição do intelectual em seu mundo e na sociedade de seu tempo. Essa percepção do papel do intelectual na sociedade está fortemente presente em sua obra, seguindo certamente a inspiração oriunda de Florestan Fernandes a quem ele reconhece como o fundador da sociologia crítica no Brasil e de contribuições  originais para o pensamento social de nosso tempo.

Octavio Ianni – professor, pensador e autor – participou juntamente com outros autores latino-americanos do que podemos chamar de verdadeira “redescoberta da América” através de livros como o que escreveu sobre “El Estado capitalista em lá época de Càrdenas”, publicado no México. Tornou-se, da mesma forma, um marco necessário para o esclarecimento do movimento crítico e autocrítico das ciências sociais e humanas através, não apenas de livros como “Sociologia da Sociologia latino-americana” mas de vários outros momentos, como a introdução ao livro dedicado a Florestan Fernandes na série “Grandes Cientistas Sociais”.

A questão agrária, a questão nacional e temas como o populismo, a região e a nação (especialmente a Amazônia), a cultura e o imperialismo, capitalismo autoritário, violência e terrorismo, a modernidade e o subdesenvolvimento, a sociedade global e sua teorização, constituem algumas de suas contribuições fundamentais para pensarmos o nosso tempo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder Sociedade e Cultura - Aula Inaugural (3).pdf)Folder do evento[ ]567 kB