Homenagem aos bibliotecários da Ufam inicia agenda para apresentar plano de ação da Biblioteca Central

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário celebrado no dia 12 de março, a direção da Biblioteca Central e a Gestão Superior cumprem agenda para discutir plano de ação para melhoria dos serviços das bibliotecas da Ufam.

A agenda iniciou na tarde desta quarta-feira (12) com homenagem aos bibliotecários das diversas unidades acadêmicas da Universidade. Tanto servidores ativos quanto aposentados e recém-chegados receberam da professora Célia Simonetti,diretora da Biblioteca Central, professora Márcia Perales e professor Hedinaldo Lima honraria pelos serviços prestados a academia.

Os gestores que coordenam as bibliotecas setoriais juntamente com os coordenadores dos cursos de graduação da capital e do interior reuniram-se na manhã desta quinta (13) para apresentação do que foi prospectado para o ano letivo de 2014. Com o recurso destinado para aquisições bibliográficas e renovação dos acervos, “é necessário esse diálogo com os coordenadores de cada curso, para sabermos a demanda dos projetos pedagógicos, pois vão impactar diretamente na graduação, e dessa forma, realizarmos um trabalho em conjunto”, aponta a professora Célia Simonetti.

Todo planejamento da Biblioteca Central para 2014 se pautou em alguns pontos principais para linha de ação, além da aquisição de mais obras para o acervo bibliográfico. Primeiro, as demandas que as coordenações das bibliotecas fazem, já que estão na ponta, e são estas que atendem o usuário. A estrutura física também é uma preocupação da direção, pois as que abrigam o acervo bibliotecário são estruturas adaptadas. Para sanar esse problema foram apresentados à comunidade acadêmica, nos dias 19 e 20 de fevereiro, dois projetos arquitetônicos para novas bibliotecas. São espaços planejados para atender as necessidades de organização e conservação que uma biblioteca exige.

Professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca CentralProfessora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central

Segundo a diretora da Biblioteca Central, a capacitação para a informatização das bibliotecas receberá atenção especial: “Temos nossa base de dados e vamos preparar nossos bibliotecários para que eles possam capacitar nossos alunos a usarem a base de dados para pesquisas. Essa é nosso plano de ação no que concerne a informação eletrônica, dentro do que projetamos no Programa de Competência Informacional, pois não adianta nós termos uma base de dados se o aluno não sabe usar”.

Outra medida é a mudança no método de treinamento para o uso do portal da Capes. Não será feita mais a capacitação durante uma palestra em auditório, nas próximas edições serão realizadas feiras, onde o stands trarão representantes de cada base de dados e seus respectivos fornecedores. “Eles vão receber as pessoas para tirar dúvidas. Será mais dinâmico. Teremos as bases de dados específicas de cada área de conhecimento, o objetivo é fazer uma aproximação entre o fornecedor da base de dados e o nosso usuário”, aponta Simonetti.

No dia 14, a Biblioteca Central receberá a reitora e o vice-Reitor para um café da manhã. Na oportunidade, serão discutidos os projetos de planejamento de 2014 para o Sistema de Bibliotecas da Universidade.