Proexti institucionaliza o programa nesta quinta-feira, 13, no auditório Rio Solimões

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), lança na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o programa “Nossa África”. A Iniciativa, segundo o coordenador do Departamento de Acompanhamento e Ordenação das Ações de Extensão Universitária da Proexti, professor Hideraldo Costa, tem como objetivo possibilitar a troca de experiências entre estudiosos, especialistas, acadêmicos e interessados nos estudos e na cultura africana na Amazônia.

Ainda de acordo com o coordenador, desde a década de 1960, a Ufam e outras instituições do ensino superior, aderiram ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC) passando a receber estudantes de países considerados em desenvolvimento, sediadas na América Latina, Ásia e África.

“Cerca de um terço dos estudantes estrangeiros que vêm para Manaus são oriundos da África, aproximadamente 20 do total de 60. Os dados ainda não são oficiais, mas se baseiam nas informações fornecidas à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, ratificando uma demanda que precisou ser observada”, explicou o coordenador.

A necessidade de instituição do programa também pode ser considerada como um reflexo da promulgação de duas leis: a 10.639 de 2003 e a 11.645 de 2008. A primeiro dispõe sobre o ensino de História da África e Cultura Afro Brasileira nas escolas brasileiras e a segunda, que ratifica a primeira, acrescentando a Cultura Indígena nos currículos escolares. Por fim, em 22 de novembro do ano passado, a Ufam institucionalizou o Programa Nossa África, por força de decisão da Câmara de Extensão e Interiorização da Universidade.

Com a institucionalização, o programa vai estimular e viabilizar ações no campo da Extensão através de eventos, cursos e mini-cursos, seminários, palestras, etc, além de fomentar pesquisas e estimular a publicação de artigos acadêmicos e material didático que revelem as diversas formas de resistência negra na Amazônia Brasileira. 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable