Começam os preparativos para o “Dia da África no Brasil”
No dia 23 de maio, a comunidade universitária está convidada a conhecer os principais polos africanos de produção cinematográfica, a degustar a culinária e a conhecer melhor a moda africana durante o evento “ O Dia da África no Brasil”. O evento será realizado no Hall e nos auditórios do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), das 8 às 18h e o objetivo da programação é estabelecer vínculos mais estreitos entre os estudantes do Brasil e da África.
O estudante camaronês Oswald Ekwoge é um dos organizadores do evento. Ele é aluno do 4º período do curso de Ciências da Computação na UFAM e está na Universidade através de um convênio educacional, o Programa de Estudantes de Convênio- Graduação (PEC-G). Ele destaca que as diversas atividades devem aproximar os brasileiros de cultura africana. “Somos cerca de 30 alunos africanos na UFAM e representamos diversos países como o Congo, Benin, Camarões, Quênia, Angola, Cabo Verde e queremos tanto fortalecer as relações entre os estudantes dos distintos países quanto nos vermos mais próximos de nossa cultura e costumes. Apesar de estarmos há quase 3 anos aqui na UFAM, poucas pessoas nos conhecem. Queremos apresentar nosso teatro, roupas e músicas. Aqui no Brasil vemos uma África passada pela mídia como um lugar em que só existe guerra e fome. Queremos mostrar o que ela é de verdade, porque nós temos propriedade para falar disso”.
Outra organizadora do evento é a estudante do 4º período de Odontologia, Cínthia Odundo. Ela diz que todos os dias encontra pessoas com a curiosidade de saber como é a África. “Esse evento é a oportunidade para apresentarmos esse continente plural que é a África, o berço da humanidade. Queremos uma relação mais próxima com os afrobrasileiros, conhecer melhor a história dos negros no Brasil, conhecer seus descendente e trocar informações”, destacou.
Os alunos procuraram a Pró-Reitoria de Extensão para apoiar o evento. O Pró-Reitor, professor Frederico Arruda, destacou que a organização das atividades coincide com o lançamento do Programa de Extensão Universitário “Nossa África”, agendado para meados de março. “O programa já foi aprovado, está institucionalizado pela Câmara de Extensão e tem como coordenador o professor Hideraldo Costa. O lançamento será nessa primeira quinzena de março. A proposta que alunos trouxeram está muito bem estrutura e será submetida à avaliação na próxima reunião da Câmara de Extensão. A Universidade e a sociedade vão se beneficiar muito com a realização desse evento”, assegurou o Pró-Reitor.