Reitora e vice-reitor empossam nova diretoria da Faculdade de Educação

Selma, como diretora empossada, pronuncia-se Selma, como diretora empossada, pronuncia-se

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales Mendes Silva e o vice-reitor da Instituição, professor Hedinaldo Lima, empossaram na tarde desta quinta-feira, 6, as novas diretora e vice-diretora da Faculdade de Educação (Faced), as professores Selma Baçal e Francisca Maria Coelho Cavalcanti, respectivamente.

A solenidade aconteceu no auditório Alalaú, da Faculdade de educação e contou com a presença de familiares das novas gestoras e dirigentes da Universidade, como a pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec), professora Socorro Chaves, o diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice e da ex-diretora da Faculdade de Educação, professora Arminda Rachel Botelho Mourão, além da senadora Vanessa Grazziotin, do prefeito do campus, professor Atlas Augusto Bacelar e o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Lucídio Rocha Santos.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor, a senadora da República, a ex-diretora da Faculdade de Educação, a nova diretoria empossada e a reitora, que presidiu a solenidade. Márcia Perales abriu a cerimônia, que se seguiu com o juramento da professora Selma Baçal e Francisca Maria Coelho Cavalcante como diretoras da Faced, no qual prometeram honrar a função e administrar o público com dignidade.

Agora como ex-diretora da Faced, a professora Arminda Mourão iniciou os pronunciamentos levantando os desafios que a nova gestão deverá enfrentar pelos próximos quatro anos, período em que estarão à frente da Faculdade.

Ex-diretora da Faced, vice-reitor, reitora, diretora e vice-diretora da Faced e senadoraEx-diretora da Faced, vice-reitor, reitora, diretora e vice-diretora da Faced e senadora

Segundo Mourão, uma das prioridades a ser observada pela diretora e pela vice-diretora está na busca pela descentralização de recursos das unidades; a reformulação do currículo e a atualização da estrutura organizacional da Faced.

“Não há como administrar sem recursos e isso precisa ser revisto pela Instituição, pelo Ministério da educação (MEC). Outro ponto importante é o trabalho árduo que precisa ser feito junto aos professores para que a graduação não seja esvaziada, uma vez que os docentes querem lecionar apenas nos cursos de pós-graduação”, atestou ela.

A ex-diretora, no entanto, avaliou como positivas diversas medidas adotadas e implementadas enquanto gestora da Faced, chamando atenção para o projeto de Educação Indígena.

A vice-diretora empossada, professora Francisca Maria Coelho Cavalcanti, foi breve em suas considerações, mas ressaltou a motivação pessoal para ocupar um cargo com a responsabilidade que é a de vice-diretora da Faced.

“É importante que todos estejamos imbuídos para servir à sociedade e trabalharmos por ela. O nosso curso de Pedagogia está a um ponto de ser nota 5 na avaliação do Enade/MEC e esta, com certeza, é uma das nossas bandeiras: não apenas melhorar a qualidade dos cursos que oferecemos, que são Pedagogia e Formação de Professores Indígenas, mas, consequentemente, sermos bem avaliados”, disse.

A diretora da Faced, professora Selma Baçal, iniciou seu discurso carregado de emoção, citando a presença dos pais, idosos, presentes na plateia.

“Para ver este momento, tenho aqui os meus pais. Minha mãe, dona Neusa Baçal teve cinco filhos e todos são professores da Universidade Federal do Amazonas. As pessoas podem até não concordar comigo, mas sei respeitar as diferenças e não vejo as pessoas, mesmo em cargos distintos, como piores ou melhores que eu. A minha prática social é diferente e minha família me deu a base para ver a realidade dessa forma”, salientou.

Sobre sua gestão, Baçal apresentou um plano de ações, o qual, segundo ela, foi delineado com base nas necessidades apontadas pelos próprios estudantes e servidores da Instituição.

“Garanto a vocês que meu foco está, sim, na graduação, porque a partir dela podemos estabelecer um parâmetro para obtenção de melhores resultados, mas também viso à prática de uma faculdade melhor. A sociedade está clamando por mudanças, por uma Pedagogia com foco na educação especial, uma área em que poucas instituições públicas atuam. Enfim, temos muito a fazer, mas sempre com o anseio de obtermos uma educação de qualidade”, disse a nova diretora.

Currículo

A agora diretora da Faced, professora Selma Baçal possui graduação em Pedagogia, pela Ufam e mestrado e doutorado, ambos pela Universidade de São Paulo. É professora associada 2, da Universidade Federal do Amazonas com atuação no curso de licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, também da Ufam. Ainda, preside a Comissão Própria de Avaliação.

Nas áreas de estudo aborda temas como Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho, Trabalho e Educação, Políticas Públicas e Educação, destacando-se como líder de grupos de estudo e pesquisa e tem cinco livros publicados.

A vice-diretora, professora  Francisca Maria Coelho Cavalcanti possui doutorado em Psicologia e Ciencias da Educação pela Universidade de León (2004). Graduação em Pedagogia e Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação e Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia. Desenvolve trabalhos na área de Direitos Humanos com foco nas diversas formas de violência que atingem crianças e adolescentes e na área das habilidades sociais para a construção de uma cultura da paz.