Projeto Interseção discute mitologia grega em Heródoto e Homero

O projeto Interseção que tem por objetivo realizar encontros mensais ao longo de um ano e que provoquem o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento de Ciências Humanas promoveu mais um debate no auditório Rio Solimões. Dessa vez, os professores Auxiliomar Ugarte, do Departamento de História e Maria do Socorro da Silva Jatobá, do Departamento de Filosofia, debateram sobre considerações em torno de Homero e Heródoto. Com mediação da professora Marilina Bessa Serra Pinto, que no primeiro encontro realizado em janeiro foi uma das dialogadoras.

Segundo a coordenadora do projeto, professora do Departamento de Filosofia ao qual o projeto é vinculado, o objetivo além de provocar o debate e o diálogo entre as ciências, é valorizar e destacar a produção acad6emica dos professores do instituto de Ciências Humanas e Letras.

Em sua fala, professora Maria do Socorro destacou as obras clássicas de Homero “Ilíada” e “Odisséia” e da importância dos mitos para o desenvolvimento e registro histórico da humanidade, fazendo dessa forma, a ligação direta entre Filofofia e História através dos mitos gregos presentes das obras.

Seja a História uma Filosofia que desce à Terra e se volta para o vivido, ou seja ela uma poesia que se deixa aprisionar pela necessidade e pelo compromisso de relatar rigorosamente o “já acontecido”, pode-se extrair importantes implicações do fato de que a História, entre os gregos, deixa de ser uma imposição ou uma tarefa que vinha sendo atribuída de fora, por vezes posta a cargo de escribas subalternos e de talentosos escravos, para a partir daí passar a ser uma escolha exercida criativamente por um homem livre. O que o praticante da História fará desta sua escolha – a de se tornar um historiador e de construir um discurso historiográfico – é já uma outra coisa. Mas o fato é que, ainda que um historiador possa ter decidido dar um sentido eminentemente político ao seu discurso, e ainda que decida servir à Política, desde Heródoto o seu trabalho já não é instituído primordialmente pelos poderes públicos no âmbito mais íntimo de suas práticas.

O projeto Interseção realiza novo encontro no dia 26 de março, às 17h, no auditório Rio Solimões.