Ufam e reitora Márcia Perales recebem prêmio internacional de excelência em Gestão de Qualidade Educativa

A Universidade Federal do Amazonas e a reitora Márcia Perales, receberam, na última quinta-feira, 13, o VIII Prêmio Sapientiae a Excelência Educativa, Medalha e Diploma de Destaque em Gestão de Qualidade Educativa. A cerimônia de premiação ocorreu em Havana durante o 9º Congresso Internacional de Educação Superior “Universidad 2014” promovido, de 10 a 14 de fevereiro, peloMinistério do Ensino Superior e pelas Universidades Cubanas.

A gestora da Ufam foi indicada pelo Comitê de Organização da ¨Universidad 2014¨ e pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), para receber o VIII Prêmio Sapientiae como reconhecimento por sua liderança e exitosa gestão no comando da Ufam.  Professora Márcia foi agraciada por sua valiosa participação e atuação nas mobilizações pedagógicas a favor da qualidade na educação e pela gestão acadêmica e administrativa da UFAM, na categoria Universidades Federais.

“O reconhecimento público é importante para quem desenvolve um trabalho. Nesse caso, porque a ODAEE é uma organização estruturada, que trabalha em prol da educação, o prêmio é uma confirmação de que nós demos passos importantes, mas temos desafios grandes pela frente e precisamos continuar perseguindo-os”, disse a reitora da Ufam ao enfatizar a importância de cada membro da comunidade acadêmica da Universidade na conquista da honraria.

Sob o lema "Por uma Universidade Socialmente Responsável",os participantes do 9º Congresso renovaram o compromisso com o papel da universidade e com seu tempo, dando continuidade às reflexões e aos debates contemporâneos no campo da educação superior.  No evento, a reitora foi acompanhada pela Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, professora Socorro Chaves.

Professora Márcia destacou ainda a importância do evento cubano. Segundo a reitora, o 9º Congresso proporcionou a possibilidade de adquirir maior conhecimento sobre a realidade da educação superior na América Latina. “No Congresso, discutimos novas parcerias com as universidades cubanas, também as políticas institucionais e públicas para oferecermos educação de qualidade, que possibilite viver com dignidade. A grande preocupação é a universalização do ensino com qualidade, para o desenvolvimento dos países”, frisou.

O Congresso “Universidad” contou com a participação massiva de lideranças políticas e científicas de diversos países. O Congresso é reconhecido no âmbito acadêmico como importante espaço internacional para o estabelecimento de diálogo reflexivo, profundo e aberto entre atores da educação superior e a sociedade, em função de avaliar as melhores soluções aos urgentes problemas presentes na realidade dos países participantes. O evento promove também novas ideias sobre os mais diversos assuntos vinculados à agenda internacional sobre educação superior e contribui ao tecer novas redes de saberes e afetos entre gestores, docentes e estudantes.