Icet comemora primeira defesa de dissertação do PPGCTRA

O autor da primeira dissertação do PPGCTRA, Timóteo WatanabeO autor da primeira dissertação do PPGCTRA, Timóteo Watanabe

“Investigação Experimental Sobre a Ecologia de Gastrópodes do Gênero Pomacea da Região Amazônica” é o título da primeira dissertação produzida por um membro do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA), do Instituto de Ciência Exatas e Tecnologia (ICET). O trabalho de pesquisa de Timóteo Tadashi Watanabe, orientado pelo professor Bruno Sant'Anna, foi defendido na tarde desta terça-feira, 11, no auditório da unidade da Ufam em Itacoatiara.

Professor Fábio Medeiros, diretor do IcetProfessor Fábio Medeiros, diretor do Icet

Professor Fábio Medeiros Ferreira, diretor do Icet, destaca a atitude pioneira da Ufam em criar um curso de pós-graduação no interior do Amazonas e ressalta o significado dessa primeira defesa do PPGCTRA. “Esse é um momento histórico realmente porque é a primeira defesa de um programa que tem também o pioneirismo no contexto da Amazônia ocidental”, declarou o diretor ao elogiar o trabalho dos membros do Programa desde a sua criação em 2012.

Ainda segundo o gestor da Unidade acadêmica de Itacoatiara, o PPG está, em pouco tempo, atraindo a atenção de estudantes de diferentes partes do país que veem nele são só uma oportunidade de obter uma titulação, mas também uma chance de vivenciar o contexto de desenvolvimento da Amazônia. “Eu tenho certeza que teremos pessoas de outras regiões querendo participar do Programa. Primeiro, para estar em um programa de pós-graduação, mas também para ter essa vivência de desenvolvimento de tecnologias para uma região tão rica como é a Amazônia”, declara Fábio Medeiros. E acrescenta: “Isso tem que ser o nosso cartão de propaganda, para que possamos ter cada vez um número maior de participantes, uma qualidade maior para o programa. É o que nós almejamos no Instituto: ter um programa cada vez melhor e poder contribuir com a formação de profissionais no estado do Amazonas”, informa ao mencionar que Timóteo deixou São Paulo para pesquisar na Amazônia.

Professora Renata Takeara, coordenadora do PPGCTRAProfessora Renata Takeara, coordenadora do PPGCTRA

Coordenadora do PPGCTRA, professora Renata Takeara, relembra o início da história do Programa e comemora o momento atual, no qual estão sendo colhidos os primeiros frutos. “Iniciamos com seis alunos na primeira turma. Hoje são 16 ingressantes de uma seleção que contou com a participação de mais de cinquenta inscritos”, revela. “Esse é um momento importante porque é o início das defesas do PPG. É uma prova de que estamos conseguindo trabalhar”, disse.

A Primeira Defesa do ICET

Abordar o comportamento dos caramujos da Amazônia e sua adaptação ao clima da região foi um dos objetivos da pesquisa do mestrando do Icet. “Eu usei três tanques iguais com ambientes iguais tentando simular o mais próximo possível do ambiente natural deles e com um sistema que simulava também o clima amazônico, de cheias e secas”, explicou Timóteo Watanabe ao descrever os métodos da pesquisa.

De acordo com o autor do trabalho, o clima amazônico atua diretamente no comportamento da espécie de caramujos analisados.  “Foi possível concluir que, realmente, o clima amazônico tem influência no comportamento deles. Eles têm várias adaptações ao clima local, por exemplo, no período em que estão sem água, eles conseguem sobreviver até esperar o novo período de chuvas, que geralmente demora alguns meses”, frisou o estudante ao afirmar que os moluscos em questão reduziam suas atividades no período de seca.

Pesquisadores do INPA, à esquerda, e professor Bruno Sant'AnnaPesquisadores do INPA, à esquerda, e professor Bruno Sant'Anna

Para Neuza Hamada, pesquisadora do INPA e uma das avaliadoras da dissertação, a pesquisa de Timóteo traz uma importante contribuição para Biologia dos organismos aquáticos uma vez que trata de um assunto bem atual. “Com as mudanças climáticas, e possibilidades de secas maiores, o trabalho de Timóteo contribui com informações sobre os organismos da região, já que analisa os aspectos da resistência à seca e de que forma eles poderiam reagir a essas mudanças. Isso é interessante, pois é esperado que isso piore no futuro,” declarou a membro da Banca examinadora.

A escolha pela espécie de moluscos da Amazônia foi um dos pontos destacados por Célio Magalhães, também pesquisador do INPA e membro da Banca. “Em geral aqui na região, pela sua alta biodiversidade, nós sempre estamos tentando descobrir o que temos, então muitos dos trabalhos são descritivos, enquanto que esse trabalho parte para uma etapa posterior, ele procura ver o que se sabe da Biologia, procura estudá-la para saber como ela se relaciona com o meio ambiente e dessa forma obter dados que possam depois serem aplicados em alguma espécie de aproveitamento para o grupo”, salientou o pesquisador.