Ufam recebe Prêmio Sapientia de excelência educativa

Na oportunidade em que ocorre o IX Congresso Internacional de Educação Superior, em Havana, Cuba, a reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora Márcia Perales Mendes Silva, receberá pela Instituição o Prêmio Sapientia a Excelência Educativa em Gestão de Qualidade.

Programado para acontecer no dia 13 de fevereiro, por meio de uma iniciativa de líderes do clube da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), integrando entre outras organizações, a Organização das Américas para Excelência Educativa e Comissão do Pleno Nacional do Pleno Desenvolvimento da Educação, a iniciativa tem como objetivo valorar e reconhecer o trabalho social que a universidade amazônica vem desenvolvendo ao longo de mais de uma década de fundação.

Para a reitora, o diploma e a medalha a serem entregues a ela, são a real comprovação de toda articulação que a Ufam mantém com os povos tradicionais e comunidade local, ao passo que se integra à região em constante progresso.

“O tema do Congresso e o Prêmio, que está na sua oitava edição,  condiz com o que a gente se preocupa diariamente, que é a de promovermos uma gestão que atue buscando a excelência acadêmica juntamente com o compromisso social. A Ufam está recebendo a homenagem pelo trabalho, pelos avanços, pela postura que mantém”, ressaltou.

Segundo a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, que acompanhará a reitora durante a viagem, existe uma série de rankings nacionais e internacionais que medem as realizações empreendedoras e socialmente responsáveis de instituições de nível superior.

“Cuba é um país preocupado com a questão social, com muitos trabalhos e iniciativas nas artes, na cultura, na literatura. Todos os anos eles promovem debates anuais sobre isso. Já recebemos diversas premiações, inclusive algumas das maiores do mundo, como o de Biotecnologia, em Boston, mas este na área social, é significativo”, afirmou.