Ufam participa de evento sobre Internacionalização das Universidades em Washington

Ufam participa do “II Curso de Internacionalización Universitaria en las Américas y en el Caribe”, em Washington (EUA) de 10 a 14 de fevereiro. O objetivo do evento é oferecer aos participantes informações atualizadas sobre o Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) e sobre o desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico nas Américas e no Caribe, assim como sobre as tendências e os desafios da Educação Superior na região.

O Curso é oferecido pelo Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego da Organização dos Estados Americanos (OEA) e  pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Internacionalizar é necessidade, segundo assessor da AriiInternacionalizar é necessidade, segundo assessor da Arii

O vice-reitor da Universidade, professor Hedinaldo Lima, e o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Naziano Filizola, representarão a Ufam no II Curso, que contará com a participação de representantes da Divisão de Temas Educacionais do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, da Direção do GCUB, de 41 coordenadores acadêmicos e institucionais e demais representantes das Universidades do GCUB.

Gestor da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professor Naziano Filizola, acredita que a internacionalização das universidades é uma necessidade no contexto de sociedade global. “A internacionalização, ou seja, a mobilidade de professores e estudantes ao redor do planeta, é o cenário mundial hoje nas universidades. O curso nos dará elementos para prepararmos a Ufam para acionar os mecanismos que nos permitirão interagir mais com os outros países”, afirmou o assessor.

O PAEC

O Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) é fruto da ação conjunta entre a OEA e o GCUB, cujo objetivo é promover a maior integração das universidades brasileiras com os países do continente Americano, incentivando o intercâmbio científico e cultural, melhorando a mobilidade estudantil internacional e apoiando o desenvolvimento humano de indivíduos notáveis na região. Atualmente, é o maior Programa de bolsas da América Latina para Mestrado e Doutorado oferecido por Universidades brasileiras para estudantes da América Latina e do Caribe.