UFAM inscreve até esta terça, dia 4, para vagas remanescentes do PSC e SISU

Com base no cronograma pré-estabelecido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), as matriculas para a Seleção Unificada e para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) terminam nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul, das 8 às 17h.

Para o processo de Seleção Unificada (Sisu) são oferecidas 1.749 vagas remanescentes da primeira chamada e outras 820, oriundas do Processo Seletivo Continuo (PSC) que não foram preenchidas.

Professor Nelson NoronhaProfessor Nelson Noronha

Segundo o coordenador no processo de matricula, o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Ensino e de Graduação (Proeg), professor Nelson Noronha, a Proeg é constituída por uma equipe que tem conhecimento e traz experiências de outros eventos similares.

O pró-reitor adjunto recomenda aos alunos que irão realizar matricula que atentem às exigências do edital, principalmente quanto à relação de documentos, não deixando para providenciá-los em última hora. "Processos como esses requerem que o estudante leia várias vezes o edital para se certificar de todas informações, mas de antemão, é precio apresentar foto 3X4, carteira de identidade, CPF, comprovante de certificação do Ensino Médio e histórico escolar", enfatizou o professor, registrando que, caso o estudante for menor de idade, deve levar os responsáveis.

Ainda de acordo com o pró-reitor, o governo federal, desde 2007, vem expandindo as vagas nas universidades brasileiras, o que tem ocasionado mais acesso à educação para os jovens. Outro processo de ingresso é o das cotas, processo, que segundo o pró-reitor, não é possível avaliar se alcançou seu objetivo, ou seja, se realmente concedeu a determinados seguimentos, o acesso ao ensino.

A Lei n° 12.711 garante a reserva de 50% das vagas, por curso e turno nas universidades federais, nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos centros federais de educação tecnológica, a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

"De acordo com o professor, a Lei de Cotas, a reserva de vagas pode ser implementada gradualmente. Por isso, cada instituição pode optar pelo percentual a ser reservado, garantindo, no processo seletivo do Sisu /2014, pelo menos 25% de suas vagas para as cotas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas", disse o professor.

Estudante selecionada em segunda chamadaEstudante selecionada em segunda chamada

Para Monique Nicoline Ventilare dos Santos, 29, que foi selecionada na segunda chamada para o curso de Ciências Sociais, acredita que a realização do atendimento para matricula do Sisu 2014, está transcorrendo de maneira tranquila. "Eu fui comunicada sobre a matrícula institucional por meio de mensagem de celular e conferida na Internet. Pensei que iria encontrar uma fila enorme, mas estou achando que está sendo muita rápida e esclarecedora", garantiu Monique Ventilare.

A estudante Emily Elisabeth Costa, 18, que tinha sido selecionada na primeira chamada do Sisu 2014, para o curso de Licenciatura em Letras, agora, realiza matricula para o curso de Psicologia. O curso inicial é muito bom, entretanto, Psicologia é uma área que sempre tive interesse. Fiquei muito feliz por ter sido chamada nesta segunda matricula, comenta.

O pai da estudante Emily, Délio Costa, 40, considera que o atendimento está sendo muito dinâmico e elaborado de maneira transparente. "Este é um fator importante no serviço público", concluiu.

Para mais informações, acesse o edital de matrícula ou ligue: 3305-1481, 3305-1482, 3305-1791