Pró-reitor de Ensino de Graduação avalia primeira chamada de inscrições para Sisu e PSC
O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha, avaliou como “tranquila” a primeira fase de efetivação de matrícula dos alunos aprovados ao fim do Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Por meio deles, os alunos optaram por uma das 2.758 vagas ofertadas para o Sisu e 2.718 para o PSC, vagas estas, distribuídas em 115 cursos oferecidos pela UFAM, na capital e no interior.
Do total de vagas, os candidatos que prestaram o Sisu ocuparam 45,50% vagas disponíveis na capital e 13,45% disponíveis para os campi do interior. Para o PSC, do total de vagas da capital 75,44% foram preenchidas enquanto que das ofertadas para o interior 52,73% estão garantidas.
As vagas remanescentes, portanto, serão disponibilizadas na segunda chamada do Sisu e do PSC, que acontecem a partir de 27 de janeiro, com a inscrição on line na página http://calouro.ufam.edu.br/siscomvest/atualizarCadastro/login e, posteriormente, com a entrega de documentos descritos nos respectivos editais, no auditório Eulálio Chaves, no campus universitário, no período de 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro.
“Durante a primeira chamada as inscrições ocorreram em um clima de muita tranquilidade, apesar de alguns candidatos não conseguirem realizar inscrição por não preencherem todos os requisitos constantes em edital, a exemplo da lei das cotas”, disse.
Pela lei de cotas, o aluno deve ser oriundo de escola pública, de que além dele ser de escola pública, pode pertencer a um grupo da etnia de negros, pardos e indígenas e pode estar acima da renda familiar per capita de um salário mínimo e meio ou abaixo dessa renda e pode também ser de escola pública se considerar branco e também no aspecto econômico estar acima ou abaixo desse 1,5 de renda per capita.
Segundo o pró-reitor, por conta desses critérios, as exigências da matrícula fizeram com que algumas pessoas apresentassem alguma documentação que não garantiria a ação de vaga que o aluno havia feito pelas cotas.
“E, nesses casos, nós, infelizmente, não podemos desobedecer a uma lei federal. Portanto essas foram as matrículas que nós não tivemos como efetivar, levando em consideração um total de quase 5.500 vagas, tivemos cerca de 50% delas ocupadas tanto na capital e um pouco menos no interior”, levantou.
Documentos de matrícula para segunda chamada - Os alunos convocados para preenchimento de vagas quando da segunda chamada do PSC e Sisu, devem atestar atentos ao site da Proeg, que mantém publicações e editais referentes os processos seletivos. O endereço eletrônico é o http://proeg.ufam.edu.br.