Ufam promove Encontro de Projetos em Ambientes Interativos no Amazonas

A parceria entre as duas instituições objetiva estimular a criatividade e descobrir novos talentos, a partir de atividades como Hackathon, e o desenvolvimento de jogos na plataforma Android, nas quais serão avaliados com direito a premiação. Na programação, palestras, sessões técnicas, maratonas, dentre outras ações serão desenvolvidas no evento. O 1º Encontro de Projetos em Ambientes Interativos (EPA!) ocorre no auditório Eulálio Chaves, nos dias 16 e 17.

Na solenidade de abertura do 1º Encontro de Projetos em Ambientes Interativos – EPA!, a reitora, professora Márcia Perales, declara inicialmente que, a Universidade tem uma enorme responsabilidade na formação de pessoas e agregado a isso, trouxe para si a responsabilidade de contribuir a formação na dimensão cidadã do profissional. "São desafios instigantes  inteiramente complexos porque não passam simplesmente por uma decisão  de um gestor, diretor ou professor, mas por um comprometimento coletivo, de um conjunto", disse a reitora.

"A resposta do coletivo é declarada por meio de uma ação aos desafios impostos no cotidiano em que a Universidade tem a capacidade de enfrentá-los, haja vista que a Instituição tem uma formação qualificada, consistente, consequente e com condições de executar essa ação. Com esse espírito e essa perspectiva, a Universidade tem trabalhado sempre almejando a excelência", destacou a professora.

Márcia Perales exemplifica o Instituto de Computação (Icomp) pela obtenção da nota 5, avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Prosseguindo o discurso, a reitora dá importância ao evento, que oportuniza aos alunos discutir questões pertinentes na formação profissional em que contribuirá para a excelência acadêmica, sob o formato do compromisso social.

O diretor do Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA) disse que o EPA! é resultado de trabalho das duas instituições para o desenvolvimento da Região. Ele acredita que a Universidade é ambiente adequado para o desenvolvimento de futuros talentos no mercado de trabalho, além de contribuir positivamente o desenvolvimento da ciência da computação no Estado. Segundo ele, o EPA! busca talentos o qual estimula a criatividade por meio de desenvolvedores e designes.

Para o supervisor de Projetos de Pesquisa e de Desenvolvimento da Samsung, Fabio Madureira, o intuito do evento é promover a capacitação dos alunos da Ufam. De acordo com ele, a Samsung tem prestado um suporte e apoio financeiro por meio de bolsa para que este possa ter capacitação relacionada ao desenvolvimento de dispositivos móveis. É extremamente positivo para que mais pessoas possam obter conhecimento nessa linha de pesquisa. "Nesse cenário, empresas do Pólo industrial de Manaus (PIM) terão mais ofertas de profissionais capacitados, dentre elas, está a Samsung", comenta o supervisor.

Para o coordenador do 1º Encontro de Projetos em Ambientes Interativos, professor César Augusto Viana Melo, o fundamental da realização do evento é a integração entre a Academia e a Indústria. Segundo ele, a pesquisa é importante na academia, no entanto, para esse momento atual, o contato com a realidade de mercado de trabalho é primordial para o aluno que está iniciando seus estudos." O aprendizado que o aluno está adquirindo na Universidade será útil na sua vida acadêmica, mas quando aplicado  possibilitará a ele vislumbrar outras pesquisas na área tecnológica", finaliza o coordenador.

Além da reitora, professora Márcia Perales e do diretor do Instituto de Computação (Icomp),representado pelo professor Altigran Soares da Silva, estavam compondo a mesa o coordenador do evento, professor César Augusto Viana Melo, o diretor do Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA), Julio Kim e o diretor de criação da TAP4 mobile e Petit Fabrik, Estevão Queiroga.