Inscrições para UFAM por meio do Sisu têm mais de 100 mil inscritos

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrência em cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas somavam pouco mais de 100 mil, até a tarde desta sexta-feira, 10, segundo levantamento da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

A Pró-Reitoria é o órgão que acompanha o andamento do processo de seleção nesta último dia de inscrição para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e querem ocupar uma das 2.758 vagas ofertadas de 115 cursos da Instituição. Este ano, foi instituído o curso de Libras, com 30 vagas.

Com a nota obtida do Enem, o estudante faz a opção pelo curso desejado tendo em vista a nota de corte, ou seja, a pontuação mínima que o aluno precisa ter para disputar a vaga desejada.

Na UFAM, segundo o pró-reitor da Proeg, professor Lucídio Santos, os cursos com maior número de solicitação para concorrência são: Administração, com quase 9.000 inscrições (5.289 para o turno noturno e 4.037 para o turno diurno), Medicina, com 6.888 inscrições e Direito, com 3.035 inscrições. Em todo País, até o fim desta tarde, 23 milhões de inscrições estavam sendo contabilizadas.

“O Sisu recebe inscrições até as 23h59 desta sexta-feira e o número de candidatos por vaga oscila bastante, uma vez que quando acompanham as alterações também na nota de corte, os estudantes reoptam por um segundo curso prioritário visando, antes de tudo, ingressar no Ensino Superior”, explicou o pró-reitor.

Para os demais cursos, Lucídio Santos disse que a média de inscrições para bacharelados e licenciaturas está estimada entre 1.000 e 1.500 e que para os demais cursos, 1.000 inscrições.

Prazos e início das aulas

Terminado o prazo do processo de seleção, a primeira chamada acontece no dia 13 de janeiro e a matrícula da primeira chamada, no período de 17 a 21 de janeiro.

A segunda chamada ocorre dia 27 de janeiro e a matrícula da segunda chamada, do 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

A inscrição na lista de espera acontece no dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro e a convocação dos candidatos em lista de espera, a partir de 11 de fevereiro.

As aulas, ainda de acordo com o pró-reitor, professor Lucídio Santos, estão previstas para começarem em março.

Junto com os aprovados no Enem (selecionados por meio do Sisu), o período letivo começará, também, recebendo os estudantes do Ensino Médio aprovados no Processo Seletivo Contínuo (PSC) e os outros 56 alunos aprovados no curso de Medicina. Este primeiro período equivale ao 2014/1, enquanto que o período 2014/2, a se iniciar em setembro deste ano, receberá, além de outros estudantes de Medicina, alunos de Fisioterapia.

Abaixo, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação disponibiliza o Edital (em anexo) sobre a Matrícula Institucional para os aprovados no Sisu.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (1_EDITAL Nº 004_MATRÍCULA INSTITUCIONAL_1ª CHAMADA SISU 2014_03JAN.pdf)Edital de Chamada Sisu [ ]1232 kB