Ufam oferece 2.758 vagas no SISU. Inscrições começam no dia 6 de janeiro

A partir desta segunda-feira, 6, os candidatos de todo o país interessados em ingressar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) terão uma nova oportunidade. São 2.758 vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), o equivalente a 50% das vagas ofertadas para os 115 cursos da Ufam, sendo 81 na capital e 34 no interior no estado.

As inscrições seguem até o dia 10 de janeiro. Mais de cem instituições federais ofertam vagas pelo Sisu. No Amazonas, além da Ufam, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) também oferta vagas pelo sistema informatizado do Ministério da Educação.

Podem participar do Sisu os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado 2013, e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no endereço: http://sisu.mec.gov.br. A divulgação do resultado para a primeira chamada ocorre no dia 13 de janeiro e, para a segunda, no dia 27.

O reitor em exercício e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Lucídio Rocha Santos, anunciou que a partir desta edição a Ufam passa a oferecer 30 vagas para o curso de Licenciatura em Libras (somente na capital) e divulgou as datas das matrículas institucionais. “Para os aprovados na primeira chamada do Sisu, as matrículas ocorrem nos dias 17, 20 e  21 de janeiro. Para os classificados na segunda chamada, as matrículas serão realizadas nos dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro”, destacou.

Ele também enfatizou o pleno atendimento da Universidade Federal do Amazonas às recomendações da Lei de Cotas (Lei n° 12.711/2012), a qual obriga as universidades, institutos e centros federais a reservarem vagas a candidatos cotistas. “A Lei das cotas estabelece que até 2015, as Universidades Federais devem disponibilizar 50% do total das vagas ofertadas nos seus processos seletivos. No momento inicial, a Ufam reservou cerca de 12% e este ano atingiu já 25%, tanto das vagas destinadas ao Processo Seletivo Continuo (PSC) quanto das destinadas ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu)”, observou o reitor em exercício.

Confira, em anexo, o Edital com as vagas ofertadas pela Ufam.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital nº 003_SISU_2014.pdf)Edital Geral Sisu 2014[ ]1190 kB