O seminário tem o objetivo de debater a educação para jovens e adultos e a política estadual de ensino

Seminário de Educação de jovens e adultosSeminário de Educação de jovens e adultos

O seminário “Educação de Jovens e Adultos e educação popular: diálogos e perspectivas emancipatórias” realizou, em sua programação desta manhã, 18, a apresentação de relatos de pesquisas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Amazonas. Os relatos contaram com a participação das professoras da Faculdade de Educação: Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro, Edla Cristina Rodrigues Caldas e Maria da Conceição Monteiro Ferreira.

O segundo dia do seminário “Educação de Jovens e Adultos e educação popular”,

Professora Maria das Graças PinheiroProfessora Maria das Graças Pinheirorealizado pelo Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE), da Faculdade de Educação (Faced), teve a apresentação de relatos de pesquisas sobre a EJA.  A professora da Faced, Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro, fez um relato de sua pesquisa “Políticas públicas e direitos à educação: a educação de jovens e adultos no sistema estadual de ensino do Amazonas”.  A professora afirmou que a educação para jovens e adultos não pode ser uma medida compensatória. “A educação para jovens e adultos é uma ação compensatória. O que nós lutamos é que o jovem esteja na idade própria na escola e não o trabalhador cursando esses projetos, cursos de EJA, de uma forma compensatória. É preciso aumentar os centros de atendimento. É necessário criar centros de atendimento em todas as zonas da cidade. Um aluno que mora na zona norte, tem dificuldade de estudar na zona centro sul. Construir mais centros é importante”, disse a professora.

Professora Ronney FeitozaProfessora Ronney FeitozaUma das coordenadoras do evento, a professora da Faced Ronney Feitoza, explicou que o seminário tem o objetivo de debater a educação para jovens e adultos e a política estadual para esse seguimento. “A programação do evento está repleta de debates sobre a educação de adultos. O NEPE tem várias ações sobre educação ao longo do ano. O seminário é uma dessas ações e, hoje, especificamente estamos discutindo o EJA. Estamos debatendo a ideia para onde caminha a educação de adultos no estado. A educação para esse seguimento tem o compromisso com a cidadania, com a mudança na sociedade, com a inserção dessas pessoas na vida política, social e cultural do país”, destacou a professora Ronney Feitoza.

A pedagoga do NEPE e coordenadora do evento, Ana Grijó, destacou que o objetivo do seminário é a formação de pessoal envolvido com a EJA, das secretarias de educação estadual e municipal e, associação que representa o movimento popular. O objetivo deste seminário é a formação de um público envolvido com a educação de adultos e associação que representa o movimento popular. Temos presente neste evento pessoas que trabalham com essa modalidade de ensino. A proposta é debater a política educacional de jovens e adultos na esfera estadual e municipal com pessoal envolvido no ensino”, disse  Ana Grijó.