Pró-reitor de Pesquisa da Ufam é o novo coordenador Regional Norte do Colégio de pró-reitores de Pesquisa e Inovação das Ifes

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor doutor Gilson Monteiro, é o novo coordenador Regional Norte do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi). A coordenadora Geral escolhida foi a professora Joana Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A atribuição do Copropi é “assessorar a Associação Nacional dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nos assuntos relacionados às áreas de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, identificando as necessidades nacionais e regionais em tais áreas e propor às agências de fomento a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas, além de elaborar estudos e projetos de desenvolvimento nas áreas de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e contribuir para a disseminação e divulgação da produção de Ciência e Tecnologia das Ifes.

Entre as propostas que o coordenador pretende levar ao Colégio de Pró-reitores estão o Processo de Seleção Continuada; o Programa de interiorização da Ufam e o programa de fixação de doutores na Amazônia. “Pretendo reunir meus colegas da região, ainda que virtualmente, e colocar as propostas da Federal do Acre, de Rondônia, do Pará e levar as propostas para o Fórum. O mais importante é a Ufam fazer parte dessas discussões. É uma meta estabelecida pela reitora e temos que ocupar esses espaços para protagonizar mudanças que consideramos necessárias”, destacou o coordenador eleito.

O processo de escolha ocorreu durante o primeiro dia de trabalho do XXIV Encontro Nacional dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (ENPROP), realizado em Curitiba, de 11 a 13 de outubro.