Senador Eduardo Braga profere palestra na Ufam sobre Inovação Tecnológica

O Senador da República e líder do Governo, Eduardo Braga (PMDB), proferiu palestra na manhã desta segunda-feira (16), na Universidade Federal do Amazonas para docentes, gestores e assessores. O senador comentou as tendências econômicas no cenário mundial; analisou o crescimento dos países emergentes e a Nova Geografia da produção mundial. “Em 2002, o BRICS respondia por 8% da economia mundial. Nove anos depois, já respondia por 19%. Avaliem o quanto  foi ampliada a capacidade de produção. Estamos entre esses países emergentes e temos que avaliar as oportunidades que esse cenário oferece para o Brasil. Somos fortes no agronegócio, somos a sétima economia mundial e temos o terceiro maior mercado em vários setores. Temos que fortalecer isso e esse fortalecimento encontra a  liderança adequada nas universidades. Aqui no Norte é a Universidade Federal do Amazonas que tem que orientar a estratégia”, observou o palestrante.

Ele anunciou que nesta terça-feira (17) o Novo Plano Nacional de Educação será votado no Senado. “Entre os destaques do PNE temos a meta 21, voltada para o fortalecimento da produção científica brasileira. Temos que desburocratizar a ciência para figuramos entre os protagonistas da ciência no mundo; os pesquisadores têm que ter liberdade para gerir projetos. Começamos esses investimentos mais tarde no nosso país, mas isso não nos impede de buscar o topo da Inovação. Temos que trabalhar em rede, uma rede de conhecimento, temos que conectar nossos saberes. A Educação é o melhor caminho para mudar o individual e o coletivo”, destacou o senador ao anunciar que serão destinados 123 bilhões de reais a mais para o MEC em 2014 em virtude do repasse do Pré-sal.

Após a palestra, houve um debate mediado pelo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Naziano Filizola. Entre os questionamentos apresentados pelos docentes ao senador estavam o investimento no ensino de língua inglesa desde o ensino básico, para facilitar a inserção de pesquisadores brasileiros no cenário internacional; autonomia universitária; como o senador avalia a necessidade de criação de novas universidades federais no Amazonas e quanto ao financiamento de pesquisas que demandam altos investimentos, como a produção de etanol a partir da mandioca.

A reitora da Universidade Federal Federal do Amazonas, professora Márcia Perales Mendes Silva, comentou os avanços e investimentos da Universidade Federal do Amazonas na área de Inovação Tecnológica; agradeceu a presença do senador no campus universitário e relembrou que ele é ex-aluno da Universidade Federal do Amazonas. Ela aproveitou para convidar o senador para participar com frequência das discussões dos investimentos da Universidade. “Nós, da Universidade Federal do Amazonas, trabalhamos permanentemente para atingir todas as metas, num esforço conjunto.Estamos felizes com a sua presença, porque tivemos a oportunidade de prestigiar uma bela exposição, de participar de um excelente debate. Asseguro que todos os desafios que o senhor colocou durante a palestra são vividos no nosso dia a dia de busca pela excelência acadêmica com compromisso social”, discursou a reitora.