Doutorando do PPGQ/Ufam é premiado em Congresso Internacional de Química

Doutorando Felipe Moura Araújo da SilvaDoutorando Felipe Moura Araújo da SilvaO doutorando do Programa de Pós-graduação em Química da Ufam, Felipe Moura Araújo da Silva, foi premiado no IV Brazilian Conference on Natural Products (4thBCNP) e XXX  Meeting on Micromolecular, Evolution, Systematic and Ecology (RESEM), realizado em Natal (RN), em outubro.

O trabalho intituladoChemotaxonomy of the Amazonian Species from Unonopsis Genus based on GC-MS and Chemometric Analysis of the leafs Essential Oils, apresentado por ele, encabeça a lista de premiados em Química de Produtos Naturais e tem a participação dos seus orientadores, os professores Maria Lúcia Belém Pinheiro e Afonso Duarte Leão de Souza da Ufam; dos professores Luiz Antônio da Costa e Adriana Flach, da Universidade Federal de Roraima; dos doutorandos Hector Koolen (Unicamp) e Richardson Alves de  Almeida (PPGQ) e do graduando de licenciatura em Química José Lamak da Silva Pereira.

Esta conquista confirma a qualidade das pesquisas do Programa de Pós-graduação em Química da Ufam (CAPES 4)  e colaboradores, que mais uma vez têm seus trabalhos destacados em evento científico internacional. O PPGQ tem se beneficiado de projetos institucionais tipo CT-INFRA (FINEP), que viabilizaram a aquisição de equipamentos de ponta em análises espectrométricas para a Central Analítica da Ufam, assim como, de projetos individuais de seus professores, financiados pelo CNPq e Fapeam.

A matéria-prima do estudo são os óleos essenciais de plantas nativas da Amazônia (Unonopsis Genus). O trabalho consistiu na criação de uma ferramenta que auxilie a classificação botânica. Ele usou a quimiotaxonomia para fazer um agrupamento da composição química das plantas. O resultado dessa produção pode ser usado, não só na atividade científica, mas também na produção de novos produtos.