XXII Congresso de Iniciação Científica premia melhores trabalhos

Diretor do DAP, Leandro Martins entrega premiaçãoDiretor do DAP, Leandro Martins entrega premiação

O XXII Congresso de Iniciação Científica 2013 (Conic) realizou na sexta-feira, 13, a solenidade de premiação dos melhores trabalhos do Congresso.  Foram premiados trabalhos por áreas das ciências sociais aplicadas, humanas, exatas, biológicas, saúde e agrárias. O evento contou a presença do diretor do Departamento de Apoio a Pesquisa, Leandro de Moura Martins, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam e membros do comitê de avaliação dos trabalhos que divulgaram os nomes dos trabalhos vencedores.

O diretor do Departamento de Apoio a Pesquisa, Leandro Martins, parabenizou a todos os professores que participaram, ao longo da semana, da avaliação dos trabalhos dos discentes e destacou o empenho dos docentes na avaliação dos trabalhos. Disse que os membros do comitê interno de avaliação não recebem nada por esse trabalho e mesmo assim, se dedicaram bastante pelo seu sucesso. “A presença de professores externos aqui para avaliar os nossos trabalhos sempre é uma contribuição importante. Agradeço também os professores do comitê interno, que não recebem nada por esse trabalho, mas se desdobraram para avaliarem mil projetos. Eu agradeço muito”, disse o diretor.

Em seguida os membros do comitê divulgaram os trabalhos vencedores. Na área de Ciências Agrárias o melhor trabalho foi o do estudante Mateus da Silva Ferreira e quatro estudantes receberam a Menção Honrosa: Davison Pinto Carneiro, Camila Lacerda Paixão, Luiz Felipe Pereira e Marina Nogueira.

Na área de Ciências Sociais Aplicadas a vencedora foi a estudante Gabriela Ximenes e a Menção honrosa foi para os estudantes Rosane Moura de Carvalho, Elisa Ferreira, Alcimara Souza do Nascimento, Janderson Taumaturgo e Isadora Gomes Ferreira da Silva.

Professor Mário Hirata do comitê externo entrega medalha Professor Mário Hirata do comitê externo entrega medalha Em Ciências da Saúde o melhor trabalho foi o da estudante Thalita Marques Machado e a Menção Honrosa foi para os estudantes Adriana Costa, Larissa Said, Monique dos Reis, Manuela de Souza Cruz, Antônio Ferreira de Mendonça e Carolina Queiroz Valentim.

O comitê de Exatas escolheu como melhor trabalho o do aluno Williams Ribeiro. A Menção Honrosa foi dada aos estudantes Juscelino Tanaka Saraiva, Karenn Silveira, Leonardo Brandão, Thiago Parente e Scarlet Farias Alves.

O melhor trabalho do comitê de Ciências Biológicas foi o da estudante Jeniffer de Melo Alves e a Menção Honrosa foi para os estudantes Caio de Souza, Rafael Oliveira, Carolina Sarmento, Thalita Ferreira dos Santos, Elide Evandro de Queiroz, Flávio Coimbra, Bruna dos Santos e Diogo Magalhães.

O comitê de Humanas escolheu como primeiro lugar o trabalho da aluna Valentina Ricardo e a Menção Honrosa aos estudantes Juliana da Silva Almeida, Elizabeth Queiroz, Ingrid Moraes, Hudson Benevides, Letícia da Silva, Nailson Lima, Nádia Rafaela de Abreu, Alice Lucas Gomes, Paulo Henrique Araújo, Catarina Mendes, Mateus Gonçalves, Bruno de Souza, Kércia Barbosa  e Carina Sanches.

A estudante Valentina Ricardo A estudante Valentina Ricardo

O comitê de Ciências Humanas escolheu o trabalho “Deleuze e a Imagem-cristal”, da estudante Valentina Ricardo Oliveira, do curso de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas e Letras, como o melhor trabalho. A estudante disse que é muito importante para o seu currículo e para seu conhecimento. “Acho que é importante para o curso de Filosofia. A pesquisa é boa pra toda a universidade. Pessoalmente agrega conhecimento e vai me estimular pra seguir a carreira acadêmica. O meu trabalho foi tentar mediar a Filosofia e o cinema. São duas coisas que eu gosto”, disse a estudante.

O diretor do DAP, Leandro Martins, disse que o evento foi excelente. Cada vez mais o PIBIC aumenta a participação dos alunos na pesquisa. “Foi excelente. Cada vez mais esse evento cresce. Foi a festa da ciência. Cada vez mais nossos alunos galgam espaços na ciência. Os professores ficaram muitos felizes com os trabalhos que eles avaliaram. Foi um trabalho muito árduo mais com certeza muito alegre o de avaliar todos esses trabalhos” destacou o diretor do DAP.

Confira notícias relacionadas:

Propesp promove Conic entre os dias 9 e 13 de dezembro

XXII CONIC apresenta 800 pesquisas inéditas

Conic traz o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para proferir palestra na Ufam

Estudo analisa arte e tecnologia sob a perspectiva semiótica durante o XXII CONIC