Programa de Pós-graduação em Informática recebe nota 5 em avaliação da Capes

O resultado da avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi divulgado na tarde desta terça-feira (10). A Capes avaliou 30 programas da Universidade Federal do Amazonas, os quais abrigam 28 mestrados e 10 doutorados. O Programa de Pós-graduação em Informática obteve o melhor desempenho na avaliação ao alcançar a nota 5, um conceito de excelência. “Estamos todos em festa com a divulgação do resultado da avaliação trienal dos programas de pós-graduação da CAPES. O PPGI com apenas uma década com curso de mestrado e  seis anos com curso de doutorado se torna nível 5, de excelência nacional.  Mais uma meta cumprida. Essa conquista é fruto da dedicação, do planejamento e do espírito de equipe dos professores do Instituto de Computação. Isto se deve também ao empenho dos alunos, tanto de pós-graduação quanto de graduação e ao esforço da secretaria do IComp, às agências de fomento e ao apoio da administração superior da UFAM”, declarou o diretor do Icomp, professor Ruiter Caldas.

O IComp possui em seu quadro 35 professores, todos com doutorado, atuando na docência e na pesquisa em várias áreas da Computação. O PPGI é o único curso de doutorado na área de computação em toda a Amazônia. Em 2013 o PPGI já titulou 200 mestres e 10 doutores. Esses números não são pequenos, pois em qualquer país, a pós-graduação forma uma parcela reduzida da mão de obra qualificada. O Brasil produz 1 doutor para cada 28.000 habitantes e esta distribuição é completamente desigual. Segundo o IBGE a região sudeste forma mais de 70% dos doutores do Brasil, enquanto a região norte forma 106 vezes menos do que isso. De 1996 a 2008 foram formados 1.010 doutores em Ciência da Computação no Brasil, mas nenhum deles na região norte, o primeiro formou-se em 2010 pelo PPGI/UFAM. O que mostra a grande importância do programa para a região.

Outros destaques em relação à avaliação anterior estão os programas de pós-graduação em Geografia (que subiu do conceito 3 para o 4) e o de Química, que também subiu para o conceito 4.

As notas atribuídas pela Capes obedecem à seguinte escala: 1 e 2 descrendeciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um programa com bom desempenho e 5 é o conceito atribuído ao programa que atinge muito bom nível. As notas 6 e 7 equivalem a um alto padrão internacional.