Professor da Ufam recebe medalha da Câmara Municipal de Manaus

O professor Frank Cruz, da Faculdade de Ciências Agrárias, recebe a medalha de ouro David Tadros em homenagem aos serviços prestados à comunidade na área de Avicultura. A sessão solene ocorre nesta sexta (13), às 14h, no Plenário Adriano Jorge (Paço Municipal dos Manaós - Rua Padre Agostinho Caballero Martin, 580).

O homenageado comenta o recebimento da honraria.“Esta medalha me deixa feliz por ser um reconhecimento do meu trabalho. Todo profissional almeja ter seu trabalho reconhecido e isto aumenta muito a minha responsabilidade como profissional. Isso faz eu me sentir muito mais motivado para a trajetória acadêmica, para desenvolver novas pesquisas que contribuam para o progresso da ciência, declara o professor.”

Perfil

Frank Cruz é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas. Em 1981, quando se formou, iniciou a carreira docente na Universidade. Concluiu o mestrado em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Maria (RS), em 1984, e possui doutorado em Biotecnologia pela Ufam em 2004. Atualmente é professor e coordenador do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam.

O homenageado idealizou e implantou o setor de Avicultura da FCA da Ufam, que, em 2013, completou 25 anos de fundação. Desenvolveu 3 linhagens de aves voltadas para o sistema de criação caipira de galinhas, sendo duas linhagens voltadas à produção de carne e a outra voltada à produção de ovos. Publicou 3 livros com a temática da criação caipira de galinhas. Foi autor da proposta de criação do curso de Zootecnia da FCA e o primeiro coordenador do referido curso.

Já desenvolveu inúmeros projetos voltados para autossustentação no meio rural. Possui vários trabalhos publicados em revistas especializadas na área de Avicultura, a mais recente publicação pode ser acompanhada na Revista AVISITE, publicação de maior expressão do Setor Avícola Brasileiro. O professor Frank foi o único pesquisador da Região Norte/Nordeste a ser requisitado para participar da edição.