Manifestação em frente ao HUGV

Faixas, cartazes e palavras de ordem. Na manhã desta sexta-feira, 06/12, médicos e acadêmicos dos cursos da área de saúde realizaram manifestação para reivindicar a liberação de recursos do Governo Federal para viabilizar a continuidade da prestação de serviços de saúde pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas.

O reitor em exercício, professor Nelson Noronha, acompanhou a manifestação. Durante seu discurso, ele destacou o empenho da reitora, professora Márcia Perales, e do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, em Brasília, para obterem a liberação de recursos para o Hospital Universitário. “Nossa reitora gostaria de estar aqui, mas está em Brasília batalhando por mais recursos. Anuncio que ela já conseguiu um repasse de 3 milhões de reais nesta quinta-feira (5), os quais já estão na conta do HUGV. Temos a expectativa de que serão repassados mais três milhões na próxima semana. Ela pediu para agradecer o apoio de todos os estudantes e médicos que neste momento se unem para reivindicar recursos para o HUGV e reforçar o discurso dela junto ao Governo Federal”, declarou.

Durante a manifestação, a importância do HUGV para a sociedade amazonense foi ressaltada pelo integrante da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Manaus, Raimundo de Oliveira. “O Hospital Universitário Getúlio Vargas é uma das principais referências da saúde no Amazonas, pois atende muitas pessoas do interior do Estado e, neste momento, em que ele precisa da sociedade, ela está aqui para lutar para que o Hospital continue tanto a atender aos pacientes, quanto para ajudar na formação dos futuros médicos do Estado do Amazonas. Observamos repasses milionários para outros setores, mas consideramos que a saúde é uma prioridade”, disse.