Universidade Pública mais lembrada

A Universidade Federal do Amazonas foi a ganhadora da 4ª Edição do Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing, na categoria Universidade Pública.  A premiação foi entregue na noite desta quarta-feira (4) durante solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. O prêmio é concedido às organizações mais lembradas pela população em diferentes áreas de atuação.

Ao receber o prêmio, o reitor em exercício, o professor Nelson Noronha destacou que a Ufam é lembrada por servir incansavelmente o povo amazônico, seja com o Ensino de qualidade, com as pesquisas que ajudam o homem amazônico no cotidiano ou com os projetos de Extensão que atendem cerca de 500 mil pessoas em todo o Estado do Amazonas. “É o esforço de mais de 1.500 professores, 1.200 servidores e 35.500 alunos, em Manaus e em cinco polos do interior do Estado, que têm trabalhado com afinco, para que possamos formar quadros de excelência, divulgando a educação, a ciência e tecnologia, além da cultura e da arte”, discursou reitor em exercício ao mencionar a participação de todos os membros da comunidade universitária na conquista do prêmio.

“A qualidade e a credibilidade desse prêmio nos faz crer que esse voto de confiança tem especial significação no sentido que nos impulsiona a dar continuidade e aprofundar as nossas raízes, os nossos laços com a sociedade amazonense para promover o progresso, a cultura e a cidadania”, declarou o professor Nelson Noronha.

O pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), Frederico Arruda, salientou o papel relevante da Universidade no meio social e mostrou-se satisfeito com a homenagem dada à Instituição. “Fico feliz que mais uma vez a Ufam seja reconhecida pelo seu papel cada vez mais relevante na região Amazônica. Este prêmio é importante porque mostra realmente que a Universidade conquistou esse reconhecimento e que de fato ela é lembrada”, afirmou o professor Frederico Arruda. “O fato é que o avanço que a universidade vem apresentando, tem a ver não apenas com gestões mais eficientes, mas também com o movimento político em defesa da universidade pública e de qualidade”, acrescentou o pró-reitor.

“É justo o prêmio. A Ufam é uma universidade centenária e tem desenvolvido um papel muito importante no campo social para desenvolvimento da região Norte e, por que não dizer do Brasil. Eventualmente, é a universidade hoje que pesquisa, que tem o tripé ensino, pesquisa e extensão. Portanto, tem que ser sempre lembrada. A Ufam merece isso. É uma satisfação pra todos nós saber que o nosso trabalho tem dado certo”, disse o professor Jorge Campos do curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Para a estudante do 4ª período do curso de Pedagogia, Mikaeli Marques, o prêmio ganho pela Ufam é significativo e faz com que ela sinta mais orgulho em fazer parte da Universidade. “Considero importante a Ufam ter sido premiada como a universidade mais lembrada. Ela é um marco na história do Amazonas. Tem uma bagagem histórica que a faz uma grande universidade. Ganhar um prêmio como este é mais que um reconhecimento. Sinto-me orgulhosa de fazer parte da comunidade universitária da Ufam”, disse a estudante.

Foram premiados 27 segmentos que destacaram as marcas mais lembradas na mente do consumidor manauara, através de pesquisa realizada em parceria com a Action Pesquisas de Mercado. Entre os demais vencedores estavam a rede de supermercados DB, na categoria supermercados; as lojas Infocentro; na categoria loja de informática e o restaurante Picanha Mania, na categoria restaurantes. A rádio Difusora do Amazonas recebeu o prêmio “Nossa História” em homenagem aos seus 65 anos de atividade em radiodifusão no Estado.

Sobre a Universidade

A Universidade Federal do Amazonas é a primeira universidade do Brasil. Em seus 104 anos de existência, a Ufam atua com a missão de cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia.

Por toda experiência que possui, a Ufam é a principal referência na área de educação superior do Estado e uma das maiores da região, com 114 cursos de graduação distribuídos nas unidades acadêmicas da capital e do interior atendendo mais de 35 mil universitários somente nos cursos presenciais.

No campo da pesquisa científica, a Ufam se destaca por meio de seus 38 programas de pós-graduação, oferecendo formação de qualidade nos níveis de mestrado e doutorado, além dos 53 cursos de pós-graduação lato sensu.

Além disso, desde 2007, a Universidade leva formação cidadã a milhares de pessoas por todo o Estado através dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) na modalidade de educação a distância. É a mesma qualidade de formação oferecida a quem está distante das unidades acadêmicas presenciais. Por meio do Centro de Educação a Distância (CED), a Ufam já contribuiu para a qualificação profissional de quase três mil cidadãos em municípios como São Gabriel da Cachoeira e Envira.

Somado a tudo isso, a Ufam é destaque também pela preocupação com o meio ambiente. Em razão de toda a vida natural encontrada no campus universitário Arthur Virgílio Filho, a Ufam é chamada de Universidade Verde. Medindo 6,7 milhões de m², o campus da capital guarda uma grande variedade de vegetação nativa com espécies como Cumarus, Paus-rosas e Tanimbucas. Com relação à fauna do campus, em um simples passeio pela Ufam é possível encontrar preguiças, tatus, sauins-de-coleira, esquilos, entre outros animais que têm a floresta da Ufam como habitat. Por esse motivo, a Universidade Federal do Amazonas é considerada a maior reserva florestal urbana no Brasil.