Fósseis e minerais em exposição no Museu de Geociências da Ufam

O Museu de Geociências faz parte da I Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas, a qual integra também a IV Semana de Geologia.

Durante a exposição os visitantes podem aprender um pouco sobre Paleontologia e Mineralogia, duas vertentes importantes das Geociências.  As peças que ficam expostas vão de fósseis a minerais, rochas e foram doadas ou coletadas em trabalho de campo por alunos e professores. Alguns podem ser vistos a olho nu, outros necessitam da ajuda de um microscópio. “Pretendemos com o museu aproximar os alunos do Ensino Médio, que estão visitando a Universidade por conta da Semana de Ciência e Tecnologia, da Geologia. Muitos deles não sabem o que estudamos, o que o geólogo faz. Então, para isso organizamos a exposição e ficamos aqui tirando dúvidas dos visitantes”,  comenta Eloyze Alfaia, acadêmica de Geologia.

Em sua quarta edição, a Semana de Geologia (Segeo) apresenta como tema “O panorama das geociências no Brasil”. Sintetizando a temática da semana José Wellington Araújo, representante da Petrobrás, ministrará a palestra “Histórico da exploração de Petróleo na Amazônia pela petrobrás. Atuação de geólogos e geofísicos no desenvolvimento regional” às 14h, no auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia. Além das palestras e minicursos previstas,  os participantes também puderam prestigiar a exibição de filmes voltados para a área, o Cine Geologia.

A convidada Universidade Federal de Roraima integrou e participou ativamente da IV Segeo. Estudantes e docentes da UFRR se hospedaram em Manaus exclusivamente para o evento. Os professores Elizete Souza e Vladmir Souza ministraram palestras sobre a importância das pesquisas e do ensino de Geociências em Roraima. Os acadêmicos Rômulo Veloso e Fábio Wankler realizam apresentação oral de trabalho científico sobre análise estratigráfica do Estado na manhã do último dia da semana (29).

Além dos docentes da UFRR, professores da Universidade Estadual  do Amazonas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal de São Paulo e da Universidade de São Paulo foram convidados, participaram e prestigiaram a IV Semana de Geologia da Ufam.

O Museu de Geociências fica em exposição permanente em Departamento de Geologia, localizado no Instituto de Ciências Exatas.