ICE realiza solenidade de abertura da I Semana de Ciência e Tecnologia

Abertura da I Semana de Ciência e Tecnologia do ICEAbertura da I Semana de Ciência e Tecnologia do ICEO Instituto de Ciências Exatas da Ufam realizou solenidade de abertura da I Semana de Ciência e Tecnologia: ciência, saúde e esporte do ICE. O evento ocorreu no auditório Eulálio Chaves e teve a participação de estudantes, pesquisadores e professores da rede pública e da Ufam. A solenidade contou com a participação da Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, Socorro Chaves, da vice-diretora do ICE e coordenadora geral da Semana, Marta Silva Gusmão, do diretor do ICE, Cícero Augusto Mota, da coordenadora da Semana de Estatística, Jocely Nascimento Lopes, da coordenadora da Semana de Física, Daniela Menegon Triches, do coordenador da Semana de Geologia, Clauzionor Lima da Silva, da coordenadora da Semana de Matemática, Ana Acácia Pereira e do professor da UERJ/CERN, Alberto Santoro.

A I Semana de Ciência e Tecnologia do ICE inova em seu formato. As coordenações dos cursos do Instituto de Ciências Exatas resolveram realizar em um único evento as tradicionais semanas de cada curso.  O objetivo foi dar mais visibilidade ao evento, agregar conhecimento para um número maior de participantes e unificar as discussões acerca dos problemas do ICE. A unificação de todas as semanas mobiliza o Instituto para mostrar a comunidade acadêmica seu potencial científico e expor seus produtos O número de inscritos já soma mais de 1,5 mil. A Semana iniciou nesta quarta-feira, 27, e se estende até a sexta-feira, dia 29, com vasta programação (serão várias palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos).

Em sua fala, a pró-reitora de Inovação Tecnológica, Socorro Chaves, representou a reitora Márcia Perales, parabenizou a coordenação e destacou a importância da I Semana de Ciência e Tecnologia do ICE. “Para a Universidade o debate que se realiza na Semana é fundamental para divulgar a ciência. A nossa presença aqui é para sinalizar que a administração valoriza o trabalho que vocês fazem. Reconhecemos o esforço de vocês para construir um evento grandioso”, destacou a pró-reitora Socorro Chaves.

Coordenadora geral da Semana, Marta GusmãoCoordenadora geral da Semana, Marta Gusmão“A unificação das semanas foi estratégico para dar mais impacto ao evento. A ideia é ter uma visão mais ampliada do instituto e de seus produtos. Todos os alunos estão envolvidos na realização da Semana e tem a disposição uma variedade de conteúdos que serão oferecidos. Unir todas essas pessoas é fundamental para o desenvolvimento do ICE. A participação em palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas vão acrescentar na formação do estudante das Ciências Exatas. Mas também, a possibilidade de se relacionar com outros colegas. Se sentir membro da comunidade. A minha função é juntar as pessoas”, disse a coordenadora geral da Semana e vice-diretora do ICE, Marta Silva dos Santos Gusmão.

O diretor do ICE, Cícero Mota, destacou o trabalho em conjunto para realizar o Diretor do ICE Cícero MotaDiretor do ICE Cícero Motaevento. “Fazer uma semana única foi importante porque desenvolvemos um trabalho coletivo. Conseguimos ter uma participação maior de alunos e professores. Trabalhando em conjunto (todos os departamentos que compõem o ICE) conseguimos fazer um evento melhor, com quantidade maior de atividades. Já contabilizamos mais de mil inscritos e estaremos oferecendo mais de 120 atividades. Foi uma experiência gratificante construir em conjunto um evento dessa magnitude”, disse o diretor do ICE.

Estudante do ICE Thainá de AlmeidaEstudante do ICE Thainá de Almeida

A estudante do segundo período de Licenciatura em Química da Ufam, Thainá Avinte de Almeida, afirmou que espera ampliar seu conhecimento, pois os vários profissionais que vão estar aqui trarão informações que irão acrescentar. “Espero aprender bastante com os profissionais que vão estar aqui. Participar da Semana vai acrescentar mais conhecimento em minha formação. Vou participar de uma palestra de Didática, que com certeza vai ampliar meu conhecimento”, disse Thainá de Almeida.

O professor da UERJ/CERN, Alberto Santoro, encerrou a solenidade de abertura com a palestra “Novas descobertas do presente e futuro – na Física de altas energias”.