Reitora Márcia Perales se torna nova imortal da Academia Amazonense de Letras

Acadêmicos e a nova imortal da Academia Amazonense de Letras para foto oficialAcadêmicos e a nova imortal da Academia Amazonense de Letras para foto oficial

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales Mendes Silva, se torna nova imortal da Academia Amazonense de Letras. A reitora da Ufam ocupa agora 21a cadeira, antes ocupada por Bento Tenreiro Aranha.

Durante solenidade realizada na última sexta-feira (29) na sede da Academia Amazonense de Letras, a professora Márcia Perales, primeira mulher a ser eleita reitora da Universidade Federal do Amazonas, foi recebida pelo presidente Arlindo Porto e demais acadêmicos para consolidar a presença feminina entre os intelectuais da casa ocupando a cadeira 21.

Com a vacância surgida na Academia, os membros cumpriram com o processo democrático eletivo, votaram e escolheram Márcia Perales para nova imortal. A notícia da escolha veio em outro momento importante para a reitora e para a Universidade: consulta à comunidade acadêmica. Após um debate entre os candidatos ao cargo máximo da Administração Superior ocorrido no auditório Eulálio Chaves, a professora soube que integraria também outra centenária academia. Algumas semanas depois, Márcia foi reeleita para seu segundo mandato à frente da Ufam. Seu discurso relembrou personalidades históricas do Amazonas que passaram pela academia e que substitui agora nessa nova empreitada, como Plínio Coelho, Leopoldo Peres e o patrono Tenreiro Aranha.

A saudação à nova integrante (em anexo) foi proferida pela acadêmica Rosa Mendonça de Brito, pós-doutora em Filosofia da Educação, professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas e membro titular do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Ela é autora dos livros “O Homem Amazônico em Álvaro Maia: um Olhar Etnográfico”, “O Neokantismo no Brasil”, “Filosofia, Educação, Sociedade e Direito na Obra de Arthur Orlando da Silva”, “Quinze Anos Passo a Passo”. Em seu discurso a professora Rosa Brito destacou a vida acadêmica da nova imortal, ressaltando a importância da presença feminina dentro da Academia, ainda tímida, atualmente.

“Esse momento representa o reínicio de um diálogo entre as duas academias. Antes já tínhamos os professores Renan Freitas Pinto, Marilene Correa, Rosa Brito, Marcus Barros e José Braga, mas hoje, acredito que é mais um passo na consolidação de uma interação entre duas instituições importantes para a vida intelectual da Amazônia”, comenta a professora Márcia."

Presidida pelo Acadêmico Arlindo Porto, a Academia Amazonense de Letras tem como imortais os escritores Ernesto Renan Freitas Pinto e o ex-reitor da Ufam Marcus Barros. Ele acredita que a doutora Márcia Perales leva para a AAL a erudição, o dinamismo e versatilidade requeridos para ocupar a cadeira, resultado de um processo natural de sua "ressonância prestigiosa".

"Graças ao seu próprio trabalho, a sua capacidade e ao seu desejo de servir a cultura a professora doutora Márcia Perales alcança esse posto. Sua contribuição, não somente para a Academia, mas no contexto cultural do Amazonas, será uma grande vitória para quantos desejarem ver esta Casa cada vez maior”, salientou o presidente da Academia Amazonense de Letras, Arlindo Augusto dos Santos Porto, ratificando que a reitora da Universidade Federal do Amazonas é "grandemente bem-vinda à casa de Adriano Jorge".

Orquestra Vozes da UfamOrquestra Vozes da Ufam
Sob o comando de Márcia Perales, a Ufam foi homenageada pela Academia Amazonense de Letras, no mês de abril, com a Medalha do Mérito Cultural Péricles de Moraes, concedida a instituições que contribuíram para o desenvolvimento regional e a cultura do Estado.

Estiveram presentes professores, gestores e acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas, personalidades das cenas cultural e intelectual manauara, além dos acadêmicos da Casa Adriano Jorge, família e amigos da nova imortal. A orquestra Vozes da Ufam, que tem a frente o Maestro Adelson Santos, realizou apresentação cultural durante a cerimônia. Quatro músicas escolhidas pela professora Márcia foram entoadas pelas vozes de oito cantoras acompanhadas por três instrumentalistas.

Perfil Doutora Márcia Perales
Professora Márcia Perales durante seu discurso na Casa Adriano JorgeProfessora Márcia Perales durante seu discurso na Casa Adriano JorgeA doutora Márcia Perales tem uma trajetória de vanguarda. Docente da Universidade Federal do Amazonas há 27 anos, já chefiou o Departamento de Serviço Social da Universidade e ocupou o cargo de pró-reitora de Extensão e Interiorização da Ufam, sendo a primeira mulher a se tornar, consequentemente, reitora da Ufam, a mais antiga do País. Hoje, está em seu segundo mandato à frente da Instituição.

Márcia Perales foi coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Contemporâneas sobre Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia e coordenadora do Núcleo de Documentação, Pesquisa e Extensão em Serviço Social (NUDPESS) tendo, também, vários artigos completos publicados em periódicos.

A nova imortal também publicou as obras: “O Assistente Social e as Alterações no Mundo do Trabalho”, no ano de 2005 e em 2003, “Ciências Humanas - Revista da Universidade do Amazonas”.

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Márcia Perales é uma das principais referências da intelectualidade da região Norte. Em 2011, foi agraciada com os prêmios Samuel Benchimol na categoria “Personalidade Amazônica”, “Mulher de Destaque na Sociedade Manauara ano 2012” da Câmara Municipal de Manaus, premiada igualmente pelo Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, Banco da Amazônia e Federação das Indústrias do Estado do Amapá também como “Personalidade Amazônica”.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (SAUDAÇÃO - ROSA.pdf)Texto Saudação AAL[ ]191 kB