Segunda etapa do Congresso Estatuinte Ufam inicia atividades nesta quinta, 21

A segunda etapa do Congresso Universitário Estatuinte da Ufam deu prosseguimento aos trabalhos de avaliação das propostas concernentes aos temas estabelecidos para o primeiro dia do encontro, na tarde desta quinta-feira, 21, no auditório da Faculdade de Direito. Os delegados terão até sábado para finalizar o texto a ser encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni).

Delegados em votação de artigo na Estatuinte UfamDelegados em votação de artigo na Estatuinte UfamCom aproximadamente 50 delegados presentes representando docentes, técnicos administrativos e discentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram abordados os temas três e quatro do texto que constituirá, se aprovado pela plenária e futuramente pelo Consuni, o novo Estatuto da Ufam.

De acordo com a presidente da Comissão Executiva do Processo Estatuinte (Cepe), professora Maria Audirene de Souza Cordeiro, nesta fase do processo, a Comissão deverá concluir a avaliação das propostas dos temas restantes da primeira etapa do Congresso para, então, submetê-las a consideração do Consuni que decidirá pela composição do documento final. “Assim que a plenária aprovar as propostas para o novo estatuto. A Cepe vai sistematizá-las e encaminhar o texto à presidência do Consuni e os conselheiros irão avaliar novamente essas propostas de reformulação que foram apresentadas. Caberá ao Consuni acatar o que veio da plenária ou reavaliar isso. Quem vai definir são os conselheiros”, declara a presidente da Comissão.

Para a professora Maria Audirene Cordeiro, as propostas formuladas para o novo estatuto da Ufam visam conduzir a Universidade a um maior patamar de qualidade. “São todas propostas interessantíssimas que têm o propósito de transformar a Universidade Federal do Amazonas em um espaço muito melhor do que é hoje. E contribuir para isso é muito importante e gratificante”, conta.

Professora Audirene, presidente da CepeProfessora Audirene, presidente da Cepe

A presidente discorreu sobre a realização do evento que envolve toda a comunidade universitária. Sob o ponto de vista da organização da segunda etapa do Congresso Estatuinte da Ufam, a professora revelou-se contente com toda a estrutura posta à disposição para a realização do encontro. “A administração superior ofereceu todo o suporte para que a Comissão pudesse realizar essa segunda etapa do processo: cedendo espaço, passagens para delegados de outros municípios, disposição de servidores, por exemplo. Toda a logística necessária. Quanto a isso, a nossa avaliação é muito positiva”, informa.

Membros do Congresso deliberam sobre artigos para o novo Estatuto da UfamMembros do Congresso deliberam sobre artigos para o novo Estatuto da Ufam

Ainda conforme a presidente da Cepe, a consulta à plenária transcorre de maneira satisfatória, de forma que acredita que a atividade poderá ser concluída antes mesmo do prazo estabelecido. “Os delegados que aqui chegaram estão dando uma contribuição muito significativa, participando ativamente”, diz a professora. “Essa participação efetiva dos que estão aqui acaba superando o fato dos outros que não vieram participar do processo”, relata a responsável pela Cepe, ao se referir à ausência de delegados, principalmente, dos representantes do corpo discente da Instituição.

“O processo não fica prejudicado de nenhuma forma. O que fica complicado é a participação dos alunos nessa discussão porque alguns artigos e propostas dizem respeito à vida futura, não desses alunos que estão aqui hoje, mas de todos os estudantes que passarão pela Ufam. E é essa a grande responsabilidade de quem está no presente: pensar em quem virá, nas consequências do que está sendo feito hoje e de quem terá de assumi-las no futuro”, esclarece Maria Audirene Cordeiro.

Regivaldo Silva, delegado discenteRegivaldo Silva, delegado discente

Regivaldo Silva, delegado discente de Benjamin Constant, é um dos representantes presentes. Para ele, a participação nesse momento da história da Universidade é tão significativo que ele não poderia  se eximir. “A discussão é pertinente uma vez que estamos considerando a parte estrutural da Universidade. Estou aqui porque acredito em uma universidade participativa e, por isso, eu não deixaria de participar, embora estejamos no início do período”, destaca o estudante de Antropologia.

“Corremos o risco de o discurso ser de um jeito e a prática, de outro. Eu quero uma universidade aberta e participativa, mas na hora que essa universidade abre espaço, eu digo: não. Eu não tenho nada a ver com isso. Esquecemos que estamos em um espaço que é comum. Essa é uma grande contribuição que nós vamos deixar para o futuro,” reconhece o delegado de Benjamin Constant.

Consuni

O Conselho Universitário (Consuni) é formado por membros da comunidade universitária e por representantes da comunidade externa, sendo presidido pela reitora da Ufam, professora Márcia Perales, e pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, que atua como vice-presidente.

Para conhecer a lista dos integrantes do Consuni, acesse: