Esclarecer a verdade é foco principal de palestra no Seminário Desvendando as Ciências Forenses

“Perícia Criminal e Segurança Pública” é tema da palestra de abertura do Seminário Desvendando as Ciências Forenses que reuniu estudantes de graduação e da rede pública de ensino. O evento ocorre até quinta-feira, 14, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

Segundo o perito criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AM), Christian Anderson Ferreira da Gama, a segurança da população é um dever do Estado que está assegurado no artigo 144 da Constituição Brasileira. Para ele, a preservação da cena do crime pela população é de extrema importância, pois os elementos deixados no cenário são primordiais para que o fato seja esclarecido com a maior transparência.

De acordo com ele, o trabalho desenvolvido pelo perito criminal não se exaure somente na cena do crime, mas a partir da coleta de informações e materiais, terá início todo o processo de investigação até o esclarecimento dos fatos. Para tanto, é necessário investir em tecnologia para que o processo criminal venha ter elementos que possam criar base para uma investigação mais profunda.

Christian Cunha acredita que a parceria com instituições de pesquisa ajuda consideravelmente os trabalhos de investigação, principalmente quando são  necessários profissionais em determinadas áreas afins, como as de Química, Biologia, Física, dentre outras que podem ajudar nos processos de investigação. “A capacitação de recursos humanos é outro fator que deve contribuir com os avanços da perícia criminal no Amazonas que, atualmente encontra-se em processo de otimização”, comenta Christian Cunha.

O palestrante esclarece ao público presente, constituído na maioria de estudantes do ensino médio, quanto ao requisito para a escolha da profissão. “A observação e a interpretação são primordiais para quem quer seguir a carreira, sem esses requisitos o trabalho pericial é comprometido, pois todo o resultado do processo criminal tem como base esses requisitos iniciais”, diz o perito.

Representando a reitora, professora Márcia Perales, a pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec), professora Socorro Chaves, disse, durante a solenidade de abertura, que o momento é propíciopara possibilitar o intercâmbio de experiências, a partir da troca, do dialogo, da formação de rede de interação entre pesquisadores, alunos do ensino médio e de graduação e todos aqueles que têm o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Amazonas.

Apesar de toda a problemática existente na sociedade, a pró-reitora acredita que devemos enfrentá-los com uma ação desafiadora, tendo à frente a Ufam que é uma instituição de ensino, pesquisa, extensão e de inovação tecnológica. “A Universidade deve criar estratégias e mecanismos para atuar de modo efetivo para superação dessas problemáticas”, finaliza Socorro Chaves.

A coordenadora do evento, professora Karina Rita de Souza Bentes agradeceu a presença de todos e mostrou-se satisfeita com êxito na repercussão do evento. Ela também convocou a todos para participar da programação do evento.

Compuseram a mesa de Abertura do evento, a pró-reitora de Inovação Tecnologia, professora Socorro Chaves, a coordenadora do geral do evento, professora Karina Rita de Souza Bentes, o perito da Policia Federal, Assis Clemente da Silva Filho, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas, Josué Rocha de Freitas, o chefe do Departamento de Química, professor Paulo Rogério da Costa e a diretora do Departamento de Apoio e Fomento as Ações Curriculares de Extensão, professora Lilyanne Rocha.