1º Workshop sobre Óleos Essenciais da Amazônia inicia nesta quarta-feira, 7, no auditório de Biotecnologia

Substratos são extraídos de caules, sementes e troncos de árvores Substratos são extraídos de caules, sementes e troncos de árvores

Com o objetivo de instigar o interesse de estudantes para a Biotecnologia e para a elaboração de trabalhos envolvendo sementes, frutos e caules amazônicos que podem ajudar na produção de valores biológicos, o Programa de Educação Tutorial (PET) promove, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), o 1º Workshop Óleos Essenciais da Amazônia. O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório de Biotecnologia, no mini campus, com palestras de pesquisadores de instituições de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Universidade Federal do Pará e da própria UFAM.

A coordenadora do PET de Biologia, professora Rosany Piccolotto, afirma que sentiu a necessidade de promover o evento para arregimentar um maior número de jovens pesquisadores, a fim de que estes possam ampliar o número de trabalhos voltados à pesquisa de extratos naturais. Segundo ela, as plantas oferecem uma gama de aplicabilidades nos mercados farmacêuticos, de cosméticos e de alimentos, cujas demandas crescem a cada ano.

“Na UFAM trabalhamos para fins de estudos como forma de estabelecer valor nutricional dos itens, para tratamentos de saúde e analisando as possibilidades e aplicações desses substratos advindos da pesquisa”, afirmou.

Mini cursos com inscrições encerradas

Coordenadora quer arregimentar novos pesquisadoresCoordenadora quer arregimentar novos pesquisadores

A coordenadora do 1º Workskop citou entre os palestrantes presentes ao evento, o pesquisador Adrian Martin Pohlit, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o qual falará sobre “Substâncias antimaláricas a partir de plantas amazônicas” e Maria das Graças Bichara Zoghdi, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que conduzirá o minicurso sobre “A influência da técnica de extração na composição química volátil” no dia 8, sexta-feira. Para os mini cursos, inclusive, já não há possibilidade de inscrição. Estes serão serão ministrados pela pesquisadora Maria das Graças Bichara Zoghdi e Valdir Florêncio da Veiga Júnior, da UFAM.

“Dispusemos 150 vagas para essas atividades, mas todas elas já estão preenchidas. Apenas as palestras podem ser assistidas, tendo o auditório de Biotecnologia, espaço limitado para 200 pessoas”, atentou.

Outros palestrantes serão: Ari de Freitas Hidaldo, mediador da palestra “Potenciais da Biodiversidade”, Valdir Florêncio da Veiga Junior, que abordará “Atividades Farmacológicas dos Óleos Essenciais”, Sérgio Massayoshi Nunomura, do que falará do “Estudo de Aromas de Frutos Amazônicos”, Antenor Pereira Barbosa, que abordará a “Produção de Óleos Essenciais”.