Obec-Am tem lançamento oficial na Ufam
Com o objetivo de formular, implementar e monitorar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do estado do Amazonas, apoiando ações criativas de profissionais e de micro e pequenos empreendedores, ocorreu na tarde desta sexta-feira, 1º, no auditório da Faculdade de Direito, a solenidade de inauguração do primeiro Observatório de Economia Criativa do país (OBEC-Am). A cerimônia contou com a presença do secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho.
Compondo a mesa de abertura estavam a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o secretário de economia criativa do Ministério da Cultura (Minc), Marcos André Carvalho, o diretor de desenvolvimento, monitoramento e regulação da Secretaria de Economia Criativa do Minc, Luiz Antonio de Oliveira, o secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Eduardo Costa, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Gilson Monteiro, o pró-reitor de extensão e interiorização, professor Luiz Frederico Arruda e a pró-reitora de inovação tecnológica, professora Socorro Chaves.
Em seu pronunciamento, a reitora da Universidade, professora Márcia Perales destacou a participação das entidades parceiras, que prontamente atenderam ao convite da Instituição e abraçaram o projeto de criação do Obec-Am. “Esse momento inicial é um marco, mas sabemos que esse pontapé precisa ser sustentado”, disse, salientando a importância do apoio contínuo não somente das organizações parceiras, mas também de toda a comunidade universitária e do próprio Ministério da Cultura.
A reitora citou o trabalho realizado no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), onde a Ufam acaba de graduar mais de 70 indígenas, como forma de exemplificar o esforço despendido pela Universidade em contribuir para o desenvolvimento do Amazonas, cumprindo sua missão como instituição de ensino superior que visa a formação técnica aliada à formação cidadã oferecendo ensino público de qualidade. “É esse espírito que eu vejo no Obec. Ao instituirmos o Observatório, temos ciência do trabalho a realizar”, afirmou, ao se referir ao engajamento de todos os envolvidos em torno do Obec-Am para que ele viesse a se concretizar.
Professora Márcia Perales disse ainda que a criação do Observatório de Economia Criativa, tendo a Ufam como liderança local, vem reafirmar o compromisso da Universidade com o desenvolvimento social do Estado. “Com o Observatório, a Universidade está mais uma vez cumprindo aquilo que é o principal para a sociedade, proporcionar o exercício da cidadania. Fazer com que todos possam ter melhor qualidade de vida”, ressaltou a reitora ao afirmar a importância daquele momento.
Marcos André Carvalho, secretário de economia criativa do Minc, enalteceu o protagonismo da cultura no mundo atual. Segundo ele, em nenhum outro momento da história humana se consumiu tantos bens culturais quanto agora. “O brasileiro é um povo muito criativo, mas precisamos formar a figura do gestor cultural”, declarou o secretário, ao descrever o modo como os artistas em geral ignoram os meios disponíveis para ter acesso aos incentivos voltados para essa área. Quanto à situação do Amazonas no que se refere à economia criativa, o secretário reconheceu: “Precisamos incluir o Amazonas nesse potencial de economia criativa”, disse, destacando os méritos locais, contudo, sem o devido reconhecimento.
O integrante do Minc também discorreu acerca da relevância de inaugurar o primeiro Obec do país no Amazonas. “Isso já é uma quebra do foco do Ministério que está se voltando para o Norte também”, revelou. Marcos André disse que essa era uma mostra do empenho do Minc em direcionar os recursos do Ministério em maior participação para a região Norte do país. “Temos trabalhado muito para que os recursos cheguem até aqui”, informou Marcos André Carvalho.
O secretário finalizou seu discurso expondo a relevância do Observatório ao indicar as perspectivas do Amazonas concernentes à economia criativa. “Os estudos do Obec vão determinar o futuro do desenvolvimento dessa região”, concluiu o representante do Ministério da Cultura.
Professor Hedinaldo Lima, vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, frisou a satisfação da Ufam em ser a primeira instituição a iniciar as ações do Observatório no território nacional. Para o vice-reitor, o contentamento se deve à dedicação de todos os envolvidos. “Essas parcerias, como a do Minc e demais instituições, resultam sempre em grande sucesso”, antecipou o professor. “Pelo entusiasmo dos organizadores, podemos nos assegurar que o Obec terá êxito”, completou.
A pró-reitora de inovação tecnológica, professora Socorro Chaves, atuará como coordenadora do Obec-Am. Responsável pelo Observatório desde a criação do projeto, a pró-reitora relatou a alegria de vivenciar a inauguração do Obec-Am. Para a coordenadora, há razões para otimismo acerca do trabalho a se desempenhado pelo Observatório. “É a possibilidade que nós temos de conhecer, através de trabalho científico, o que está sendo produzido de economia criativa. Com isso, vamos fornecer informações qualificadas para que os órgãos que trabalham com economia criativa possam ampliar os investimentos na área. É um processo extremamente relevante para alavancar o desenvolvimento do nosso Estado”, acentuou a professora que descreveu o segredo para o sucesso do Obec-Am: “A Ufam possui uma equipe qualificada compromissada que transmite confiança para o sucesso do Obec-Am”, finalizou.
Após os pronunciamentos, o professor João Gustavo Kienen agraciou os presentes com um belo espetáculo musical de compositores locais ao piano.
Economia Criativa
Para a coordenadora do Obec-Am, professora Socorro Chaves, o termo economia criativa pode ser compreendido como todas aquelas atividades que envolvem cultura, conhecimento, artes e ao mesmo tempo geram possibilidades de renda, de inclusão social. “É uma economia que envolve os valores culturais, a valorização dos conhecimentos tradicionais, a criação humana, a criatividade, seja simbólica, seja material”, esclarece.
Ações do Obec-Am
A pró-reitora de inovação tecnológica informa ainda uma das primeiras ações do Observatório amazonense. “Nós vamos lançar um edital para os pesquisadores que queiram pesquisar sobre economia criativa e vão receber bolsas para realizar esses estudos. A partir deles, nós vamos trabalhar as alternativas e ampliar a questão da capacitação, desenvolver uma série de eventos acadêmico-científicos para divulgar a produção do conhecimento, para incentivar e para capacitar os empreendedores nessa área”, revela.